É PRECISO QUE TODOS
SE CONSCIENTIZEM…
“Tive que estudar sobre o câncer para poder escrever esse livro. Não é somente a história da minha vida, mas as de outras mulheres que também passaram por essa experiência. É preciso que todos se conscientizem sobre as dificuldades em receber o diagnóstico precocemente, principalmente nas cidades da região Norte do país”, explica a autora destacando a importância do autoexame e dos investimentos governamentais em saúde pública” (Escritora, Inês Melo)
TRANSFORMANDO DOR EM ALEGRIA – Após superar as primeiras fases de um câncer de mama, descoberto em 2019, Maria Inês Melo decidiu ouvir a sugestão de seu filho para narrar parte dessa trajetória recente em um livro. Assim nasceu “Transformando dor em alegria – Vencendo o câncer de mama”, que será lançado no próximo dia 23.10, no Memorial dos Autonomistas. O livro, que possui uma linguagem simples e direta, é um alerta para o autocuidado, a prevenção precoce e traz, ainda, orientações sobre saúde, além de depoimentos de mulheres que receberam o mesmo diagnóstico. Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Segurança Pública e Complexidade, Maria Inês exerceu como servidora pública a função de policial militar e, ainda, de professora substituta na Universidade Federal do Acre. Após a descoberta do câncer, partiu em busca das terapias combinadas em um dos mais respeitados centros de tratamento do país, o Hospital de Amor, em Barretos. Ao contar sua história pessoal, revela aos poucos ao leitor outras dores emocionais, sem, contudo, deixar a narrativa pesada ou pesarosa. Ao contrário, a leitura flui em um fôlego só. A superação da dor por meio da fé, o acolhimento no hospital, as perdas, o apoio da família, dos amigos, de desconhecidos e de seu grande alicerce, seu filho, que a incentivou a descrever os passos dados por ela nesse caminho, sem esquecer de suas companheiras de jornada
EDUCAÇÃO – Em novembro de 2019 na inauguração da reforma da Escola Infantil Menino Jesus, que completou seus 70 anos de existência e referência, a coluna destaca e registra esse lindo momento da sempre simpática prefeita de Rio Branco Socorro Neri, celebrando com muita alegria, juntamente com as crianças. Pelas lentes do profissional, Fagner Delgado!
BOAS CAUSAS – O secretário municipal de cultura, Sérgio de Carvalho, vem fazendo semanalmente uma esplanada em sua rede social, dizendo os seus motivos para apoiar a candidata, prefeita Socorro Neri… e pelas boas causas, transcrevo nesse espaço as palavras de Carvalho “Dos meus motivos para apoiar a prefeita Socorro Neri | O Acre lidera o triste rancking de violência contra a mulher, quando a prefeita Socorro Neri soube que o CAV – Centro de Atendimento as Vítimas, do Ministério Público do Acre corria o risco de fechar, não pensou duas vezes e marcou uma reunião com a Procuradora Geral, Dra Kátia Rejane, para oferecer apoio. Tive a oportunidade de participar deste encontro, no qual encaminhou-se a proposta de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Rio Branco e MP, que possibilitou a continuidade do funcionamento do CAV. O Centro de Atendimento, além de prestar apoio psicológico, proteção e acompanhamento jurídico às mulheres vítimas de violência, também atende muitas vítimas de LGBTfobia. Um serviço essencial em uma sociedade misógina e machista. Que orgulho ter como líder Socorro Neri, com sua sensibilidade e compromisso social!” Na foto, o procurador de justiça, Samy Barbosa, o secretário de cultura, Sérgio de Carvalho, a prefeita Socorro Neri e a procuradora-geral de justiça do MPAC, Kátia Rejane.