SENSIBILIZAR
Governador Gladson Cameli articula uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Não pretende chegar sozinho ao encontro. Leva a tiracolo toda bancada federal do Acre. Na agenda, quer pedir apoio ministerial para que o Acre fique “blindado” contra a covid-19. Será que vai conseguir sensibilizar o homem que ajudou a colocar o Brasil como um dos piores países do mundo na gestão contra a Covid-19?
PIOR
O dado e a metodologia que constataram o Brasil como pior país do mundo no combate à pandemia da Covid-19 é do Instituto Lowy, em Sydney, na Austrália. O instituto analisou o desempenho de 98 países. Foram seis critérios analisados: número de casos confirmados, número de mortes e capacidade de detecção da doença. O Brasil ficou na última colocação, com 4,3 pontos de um total possível de 100. A Nova Zelândia aparece no ranking como o país que melhor enfrenta a pandemia. Somou 94,4 pontos.
LOCKDOWN
O governador Gladson Cameli pode decretar lockdown nessa tentativa de “blindar” o Acre contra a doença. Força Nacional, inclusive, já foi acionada. Policiais do Gefron devem garantir o fechamento das fronteiras com Peru e Bolívia.
ESCRAVOS
Rio Branco, Plácido de Castro, Acrelândia, Epitaciolândia e Xapuri. Essas foram as cidades alvo de uma força-tarefa contra o trabalho análogo à escravidão. Fizeram parte desta ação a Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo, além da Defensoria Pública da União. Foram fiscalizados 10 locais e registrados 70 casos flagrantes de trabalho análogo à escravidão. A operação aconteceu entre os dias 21 e 25 de janeiro.
PICO
Mensagem do Secretário Estado Saúde.
CHEGAMOS AO PICO
Irmãos, amigos, familiares, enfim – todos. Pelo que os especialistas afirmam, a partir de amanhã teremos, no mínimo 30 dias difíceis, de muita dor, de muitas perdas e só temos um remédio para tentar diminuir tudo isso – realizando de forma séria e muito cuidadosa o isolamento social. Portanto, conversem com os amigos e familiares, não façam visitas… Não coloquem a vida de parentes e amigos em riscos. O contágio é gigantesco e pode vir no ar… Tosse… Espirro… Solas de sapatos… Sacolas de supermercados… Embalagens etc. Vamos juntos vencer esse vírus. Tudo isso vai passar, mas precisamos fazer que passe sem tantas perdas e sofrimento. Vamos fazer uma grande campanha a partir de agora. Compartilhe e envie essa mensagem para todos os seus amigos e familiares. Vamos ter nos próximos dias a maior taxa de isolamento social do Brasil. Juntos somos mais fortes… Não esqueça… Envie agora mesmo esta mensagem em todas as redes sociais… Cuidem da higiene pessoal… Lavem as mãos sempre e evitem tocar no rosto. Fé em Deus! Esperamos que depois disso, que tudo passar, possamos voltar melhores… Muita coisa precisa mudar dentro de nós e no mundo!
DESESPERO
A mensagem do secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, é válida pelo gesto. Reforça a responsabilidade de todos neste momento e evidencia quase o desespero de quem conduz a política pública em uma área nevrálgica da gestão nesse período de pandemia da covid-19.
Sugestões, críticas, informações itaan.arruda@gmail.com