Galo vencia por 1×0, mas sofreu o empate aos 42 do 2º tempo
Na quinta-feira (1), o Atlético-MG empatou em 1 x 1 com o Nacional de Medellín e foi eliminado, no estádio Independência, nas oitavas de final da Copa Libertadores da América de 2014. Na próxima fase, o time colombiano vai enfrentar o Defensor, do Uruguai, nos dias 7 e 14 de maio. O time uruguaio se classificou ao superar o Strongest, da Bolívia, nos pênaltis.
O Jogo
Depois da derrota por 1 x 0 no jogo da ida, o Galo precisava ganhar por pelo menos dois gols de diferença para avançar para a próxima fase. E o alvinegro ia garantindo o placar que levaria a decisão para os pênaltis, mas sofreu o empate aos 42 minutos do segundo tempo, com gol do centroavante Duque.
Precisando de dois gols para avançar para a próxima fase no tempo regulamentar, o Galo começou o jogo cumprindo a promessa do técnico Levir Culpi à risca: o time atacou o Nacional de Medellín e sufocou o adversário apertando a marcação no campo de ataque, tentando forçar um erro por parte da defesa do Nacional de Medellín.
A disposição do Atlético em partir para cima e abafar a equipe colombiana acabou resultando em um gol decisivo, logo aos 20 minutos do primeiro tempo.
A jogada começou com desvio de Diego Tardelli, que explodiu na trave esquerda de Armani. A bola sobrou para Fernandinho, que, da entrada da área, dominou e bateu, fazendo seu primeiro gol na Libertadores e o primeiro do Atlético no jogo.
O gol sofrido acordou o Nacional, que começou a procurar espaços e contra-ataques para tentar surpreender os donos da casa. O time chegou com perigo ao gol defendido por Victor somente depois dos 30 minutos da etapa inicial.
O segundo tempo foi de muito equilíbrio. Perdendo por 1 x 0, o Nacional saiu para o jogo, promovendo mudanças que deixaram o time mais ofensivo. Uma dessas mudanças foi a entrada do centroavante Duque no lugar do zagueiro Peralta.
O jogo ficou aberto, com chances de gol para os dois lados. O Atlético desperdiçou muitas oportunidades, principalmente por conta dos chutes a gol e passes errados.
Quando parecia que a vaga seria decidida mesmo nos pênaltis, o Nacional encaixou um contra-ataque. Cardona cruzou a bola pela esquerda e Victor rebateu para frente. Duque, em posição irregular, se esticou e completou para o fundo das redes, pondo fim ao sonho do bicampeonato atleticano.
Confira abaixo os jogos das quartas de final:
Nacional (PAR) x Arsenal de Sarandí (ARG)
Atlético Nacional (COL) x Defensor (URU)
San Lorenzo (ARG) x Cruzeiro (BRA)
Lanús (ARG) x Bolívar (BOL)