Al Pacino e Logan Lerman em uma história fictícia sobre caçar nazista
Abordar o Holocausto sempre é tratado com extremo respeito e ligação direta aos fatos, a série Hunters da Amazon coloca uma grande quantia de ficção na história, quase ao nível de Quentin Taratinto em Bastartos Inglórios ou Django Livre que cutuca as feridas da escravidão na América.
É claro que Hunters possui um dedo de Jordan Peele, se vocês acompanham a coluna, vão perceber que eu estou constantemente citando trabalhos dele. Peele é diretor executivo da série junto com Nikki Toscano que também é showrunner ao lado do criador, roteirista e produtor David Weil. A série estreou em 21 fevereiro de 2020 na Amazon Prime e foi renovada para uma segunda temporada em agosto do mesmo ano.
A história de Hunters se inicia com um assassinato, Jonah interpretado por Logan Lerman assiste escondido uma pessoa assassinar sua avó na própria casa, a partir desse momento passa a buscar incansavelmente por vingança.
É nesse momento que Jonah encontra Meyer Offerman, interpretado por Al Pacino, e descobre que ele lidera um grupo de pessoas que caçam nazistas. Porque apesar da Segunda Guerra Mundial ter acabado, a avó de Jonah descobre que há nazistas do alto escalão de Hitler vivendo nos Estados Unidos da América.
A trama mistura ficção e realidade ao citar a Operação Paperclip, onde o serviço militar dos Estados Unidos levou secretamente cientistas especialistas em foguetes, eletro-gravitação, armas químicas e medicina da Alemanha nazista, incluindo diversos que contribuíram com o trabalho escravo de milhares de judeus, com a autorização do Departamento de Estado norte-americano.
Jonah passa a integrar o grupo de Meyer Offerman, chegando a desconfiar que ele seja seu avô com quem sua avó teve um romance nos campos de concentração. “A Caçada” como eles chamam se torna seu maior objetivo, uma vez que descobrem que os nazistas escondidos nos Estados Unidos estão agindo para liberar uma arma biológica, testadas em crianças na América do Sul, que irá dizimar metade da população.
A caçada aos nazistas do alto escalão de Hitler se torna uma das atrações principais da série, com mortes sangrentas e associadas às lembranças do passado vivido nos campos de concentração pelos sobreviventes que integram o grupo de Meyer Offerman.
A história possui um alto nível de conspiração e reviravoltas que faz você se questionar a respeito da lealdade de todos e suas motivações, “Hunters” é sem dúvida brutal, principalmente ao abordar massacres nazistas, chegando inclusive a ser criticada pelo Museu de Auschwitz por uma cena de xadrez humano.
A série se inicia com um ritmo lento que vai crescendo e envolvendo o telespectador gradualmente com a trama a partir do princípio de curiosidade e apego aos personagens. A primeira temporada termina com uma enorme reviravolta e nos deixa sem saber o que nos aguardar, o que torna tudo mais emocionante. A classificação indicativa da série varia de 16 a 18 anos dependendo do episódio.