O torneio contou com 76 alunos do interior e da capital
Foi realizada na quarta-feira (30), no auditório da Divisão de Registro Escolar (DIR) da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), a cerimônia de premiação da Copa Xadrez On Line Edição 2021. O torneio teve a participação de escolas da rede pública e privada do interior e da capital, do ensino fundamental e médio nas categorias infantil e juvenil. A competição foi realizada pela Fj Chees School com o apoio do Governo do Estado por meio da SEE.
Além dos premiados e dos respectivos pais e responsáveis a cerimônia também contou com a presença de dois membros da SEE, o chefe do Departamento de Esportes, Júnior Santiago e do chefe da Divisão de Esporte Educacional, Wladmilson Maia. As autoridades destacaram a importância de eventos como estes para o desenvolvimento dos alunos e também parabenizaram a equipe responsável pela organização da Copa.
Devido à pandemia de covid-19 as disputas foram realizadas de forma remota através de um site disponibilizado pela organização, em que os competidores se cadastravam e realizavam os confrontos. A plataforma de videoconferência foi utilizada como o salão de jogos e foi por onde o árbitro e os enxadristas realizavam suas comunicações antes e depois dos jogos.
A edição teve a participação de alunos de 9 escolas, sendo sete da capital (Anglo, Alternativo, Meta, ABC, Sigma, Adventista e Fj Chess School) e duas do interior, o Instituto Santa Teresinha de Cruzeiro do Sul e a Escola Estadual Raimundo Augusto de Feijó. Ao todo 76 alunos/enxadristas participaram do torneio nas modalidades por equipe e individual.
A competição foi realizada nos dias 26 e 27 de junho, sendo que no primeiro dia aconteceram os duelos da categoria 5º ano, masculina e feminina, cada categoria teve 8 inscritos, totalizando 16 competidores.
No feminino o 1º lugar foi de Lorrany Aguiar (Anglo), o 2º lugar ficou com Ester Pessoa (Adventista) e Julia Catão (ABC) ficou em 3º lugar. No masculino o 1º lugar ficou com Demetrius Ramos (Anglo), Ahrmed Neto (Anglo) foi o 2º colocado e Luidi Yarzon em 3º. O Anglo ficou com o título de escola campeã da categoria 5º ano.
No segundo dia da competição foram realizados os confrontos por equipes. A modalidade contou com 15 equipes inscritas, 7 do naipe feminino ( Anglo A, B e C; Alternativo; Meta; Instituto Santa Teresinha e Escola Estadual Raimundo Augusto) e 8 do masculino (Fj Chess School; Anglo A, B e C; Alternativo; Meta; Instituto Santa Teresinha e Escola Estadual Raimundo Augusto.
No feminino por equipes o 1º lugar ficou com a equipe do Anglo A, a Anglo C foi a 2ª colocada e a Anglo B terminou em 3º. No masculino a equipe campeã foi a Fj Chess School com a Anglo B 2º e a Anglo A em 3º lugar. Com os resultados, o título de escola campeã estadual ficou com o Colégio Anglo. Na categoria escolas do interior o 1º. Lugar foi do Instituto Santa Teresinha e em 2º a Escola Estadual Raimundo Augusto.
O organizador do evento, professor Jonas Nascimento, destacou que o torneio teve como objetivo elevar o número de praticantes escolares de xadrez e também salientou os benefícios da atividade. “O xadrez é uma prática pedagógica que desenvolve várias habilidades cognitivas nos estudantes, queremos que as autoridades se sensibilizem e insiram o xadrez na grade curricular das escolas da rede pública” alertou o mestre.