No Acre, 293 mil pessoas tomaram primeira dose do imunizante
No Acre, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, 292.875 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19, enquanto que 90.213 já receberam a segunda dose da vacina. Além disso, 2.553 pessoas tomaram o imunizante em dose única.
Os acreanos vacinados contra a covid-19 precisam esperar o período entre dois a sete dias para doarem sangue. A orientação é do Ministério da Saúde e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre).
Esse impedimento temporário para doação de sangue após o recebimento de algumas de vacinas tem o objetivo de proteger tanto o doador quanto o receptor, e com isso a qualidade dos produtos do sangue, segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As pessoas que recebem a vacina Coronavac, produzida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, podem doar 48h após a imunização. Já quem recebeu o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ou o imunizante Pfizer, da BioNTech, precisa esperar sete dias.
O Hemoacre recomenda que quem puder realizar a doação de sangue antes de receber a vacina dê preferencia, para que não seja necessário esperar esse período de dois a sete dias, e ajudar a manter o estoque de sangue abastecido no estado.