Partida foi decidida nos pênaltis após empate em 1 a 1
A Itália conquistou a Eurocopa neste domingo (11), após vencer nas penalidades a equipe da Inglaterra. A partida terminou 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Shaw marcou o gol dos ingleses e Bonucci empatou no tempo regulamentar. A final foi disputada no estádio de Wembley, em Londres, com o público de mais de 67 mil pessoas.
A Azurra disputava a final da Euro pela quarta vez, foi Campeã em 1968 e vice em 2000 e 2012. Já a Inglaterra participou pela primeira vez de uma final do torneio. As seleções que mais vezes levantaram a taça da competição foram Alemanha e Espanha, três vezes cada.
A partida teve um início acelerado. O time Inglês partiu pra cima e antes do 2 minutos de bola rolando, Kane passou a bola para Trippier, que cruzou para Shaw pegar de primeira e abrir o placar da decisão. A Itália manteve a calma e não desmontou o esquema tático.
No segundo tempo a Itália manteve o domínio da partida e continuou com mais posse de bola enquanto os donos da casa optavam por ficar mais retraídos. Aos 21 minutos Emerson cobrou escanteio, Verrati deu um peixinho e a bola explodiu na trave, na sobra Bonucci deixou tudo igual, 1 a 1.
Na prorrogação as duas equipes criaram poucas chances e preferiram não correr muito risco. Desta forma só restaram as cobranças de penalidades. Berardi, Bonucci e Bernardeschi converteram para a seleção Ialiana. Kane e Maguire marcaram para os ingleses. Pickford defendeu as cobranças de Belotti e Jorginho. Rashford desperdiçou, e o goleiro italiano, Donnarumma, defendeu as batidas de Sancho e Saka.
A equipe de Roberto Mancini se reestruturou e conquistou o importante torneio continental após quase 50 anos e entra como uma das favoritas para estar na final também na Copa do Catar 2022. A Inglaterra também vai entrar forte na competição mundial pelo futebol de alto nível que mostrou na Euro.