Foram apreendidos 45 kg de carne de cutia, nambu e porco do mato
Na manhã desta quinta feira (29), os militares do Batalhão de Policiamento Ambiental prenderam quatro homens por caça ilegal de animais silvestres, na região do município do Bujari.
Eles haviam passado a noite na mata, caçando e tratando as carcaças dos animais abatidos, para trazerem os produtos para serem comercializados no mercado clandestino em Rio Branco. A carne animal estava completamente tratada, parte já em cortes bem definidos, pronta para ser comercializada.
Como resultado da ação, foram apreendidas quatro armas de fogo, sendo: uma espingarda calibre. 28; um rifle calibre .22; um rifle de pressão adaptado para o calibre .22; e uma espingarda artesanal do calibre .36.
Além disso, foram apreendidos também vários cartuchos desses calibres, entre deflagrados e intactos, quatro facões, lanternas, materiais e utensílios para a montagem do acampamento dos caçadores.
Também foram recolhidos 44,4 kg de carne silvestre apreendidos derivam de três espécies animais distintas, sendo: quatro porcos do mato – ???????????????????????????? ???????????????????????? – pesando 40 kg; uma cutia – ???????????????????????????????????????? ???????????????????????? – pesando 4 kg; e uma nambu – ???????????????????????????? ???????????????????????????????? – pesando 0,4 kg.
Nenhum dos suspeitos é morador da comunidade, nem mesmo caçam como forma de subsistência. Sendo classificados pela polícia como criminosos organizados, que caçam de maneira indiscriminada e predatória, colocando em risco a fauna, o micro-sistema e a integridade dos próprios habitantes locais, em razão das armadilhas que instalam na mata.
Os suspeitos e as apreensões foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil do Bujari e a carne apreendida foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).