Evento apresentará nova técnica resistente à mancha em folhas
A Embrapa Acre irá apresentar a nova cultivar de Panicum maximum, a BRS Zuri. Com boa tolerância aos solos encharcados, comuns na maioria da Amazônia, a forrageira é indicada como mais uma opção para diversificar e intensificar o sistema produtivo. As características e vantagens da gramínea serão apresentadas ao público durante dia de campo em Rio Branco, AC, na próxima quarta-feira (18).
A nova forma de cultivar apresenta alto grau de resistência à mancha das folhas, causada pelo fungo Bipolaris maydis e a forrageira pode ser uma alternativa em substituição ao Tanzânia em propriedades atingidas pelo fungo. A alta resistência à cigarrinha-das-pastagens é outra característica da nova cultivar.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Acre, Carlos Maurício Andrade, a produtividade da nova forrageira é superior à do Tanzânia, um dos materiais mais difundidos nas pastagens brasileiras. “É um capim ideal para sistemas intensivos, com alta produtividade, valor nutritivo e palatável para o gado. No Acre, a produtividade animal em pastagem da BRS Zuri alcançou 890 quilos de peso vivo por ano, 100 quilos a mais que a cultivar Tanzânia”, afirma.
Avaliações
As avaliações para seleção da nova cultivar foram coordenadas pela pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Liana Jank, e foram realizados experimentos em Mato Grosso do Sul, Brasília, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Acre, onde as pesquisas iniciariam em 2002. “No Acre, o fator mais interessante é a alta tolerância ao encharcamento do solo, porque chove muito e os solos são de baixa permeabilidade. Além disso, não registramos ataques severos de pragas e doenças no estado”, diz Andrade.
As sementes serão comercializadas pelas empresas que compõem a Associação para Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras, Unipasto.
Serviço
Dia de campo para recomendação da cultivar BRS Zuri para o Acre
Data: 18 de junho, quarta-feira
Local: Embrapa Acre
BR 364, Km 14 (Saída para Porto Velho)
Horário: 8h30
Inscrições gratuitas e no local
Informações: acre.eventos@embrapa.br ou (68) 3212-3401.