Universidade não quis se manifestar ou dar informações sobre o caso
Em fevereiro do ano passado, a pandemia ainda não tinha chegado e a reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac) pensando nas viagens para fora do estado e em receber palestrantes, decidiu separar recursos pagar hospedagem e alimentação. Na cotação de preços em hotéis e restaurantes foi fixado o valor de R$ 602 mil para todo o ano de 2020.
Só que a Controladoria Geral da União (CGU) estranhou os valores que seriam pagos. Os auditores fizerem um novo levantamento de preços e descobriram que a cotação da reitoria da Ufac estava 40% maior. Havia uma diferença de preços de R$ 242 mil. Valor que seria pago a mais caso a universidade contratasse os serviços.
O edital em alguns itens é confuso, na descrição está hospedagem e alimentação, sem especificar qual o alimento, como e quando será servido. Logo abaixo são apontados os valores que serão gastos com almoço e jantar. Para os auditores houve uma repetição da previsão dos serviços, o que seria um gasto a mais.
Até mesmo na hora de descrever os quartos nos hotéis, que foram alvos do levantamento de preços, não se especifica as condições mínimas, o que pode gerar alteração de valores para mais ou para menos. A pesquisa se baseou em hotéis três estrelas, que tem um valor mais elevado, e ela foi realizada em sites especializados de buscas de hospedagem.
Graças à interferência da CGU, um prejuízo foi evitado, e justamente na Ufac, cuja reitoria disse que está faltando dinheiro para tudo. Atualmente, por causa dos cortes do Governo Federal, se a universidade pudesse abrir as portas, não conseguiria, por exemplo, abrir o restaurante universitário por falta de recurso.
Assim que a reitoria foi notificada sobre as irregularidades na cotação de preços a Ufac suspendeu o pregão e abriu um novo, que por causa da pandemia foi suspenso. Ninguém da reitoria quis gravar entrevista com a equipe de reportagem da TV Gazeta, mas o espaço segue em aberto para a Ufac se manifestar.
Informações do repórter Adailson Oliveira