Repasse no valor estimado de R$ 2,4 milhões foi aprovado por 12 votos a um
Os vereadores de Rio Branco aprovaram por 12 votos a um o Projeto de Lei (PL) do prefeito Tião Bocalom (Progressistas), nesta quinta-feira (7), que prevê o repasse do valor estimado de R$ 2,4 milhões as empresas de ônibus por meio do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre (Sindcol).
Essa quantia em dinheiro deve ser utilizada para pagar os salários atrasados dos trabalhadores do transporte coletivo, reduzir a tarifa de ônibus em 50 centavos e subsidiar a gratuidade no transporte coletivo que é cedida a idosos, policiais, pessoas com deficiências, entre outros.
Estavam presentes na sessão 13 dos 17 vereadores, destes 12 votaram “sim” para aprovação do PL e um voto “não” que partiu da vereadora Michelle Melo (PDT).
“Não há uma linha sequer neste projeto que fale sobre a melhora no transporte público, que garanta de que haverá 80 ônibus, dizendo que as frotas serão renovadas, que os ônibus começarão a funcionar nos finais de semana na periferia de Rio Branco, nada disso está dentro desse projeto de lei. Para quem não tem ônibus no final de semana, 50 centavos não importa, porque o ônibus não passa, o ônibus não chega. Ninguém se importou em colocar isso dentro do projeto de lei, nem o prefeito, nem essa casa”, disse a vereadora que teve o único voto contrário a aprovação do PL.
O vereador Fábio Araújo (PDT), votou sim, mas ressaltou em sua fala que não está previsto no PL algo que a Câmara de Vereadores possa fazer caso as empresas de ônibus não repassem o valor aos trabalhadores. Confira como votaram os vereadores:
Sim
Hildegard Pascoal (PSL)
Antônio Morais (PSB)
Adailton Cruz (PSB)
Joaquim Florêncio (PDT)
Fábio Araújo (PDT)
Célio Gadelha (MDB)
Lene Petecão (PSD)
Samir Bestene (Progressistas)
Arnaldo Barros (Podemos)
Ismael Machado (PSDB)
Raimundo Castro (PSDB)
Francisco Piaba (DEM)
Não
Michelle Melo (PDT)
Não estavam presentes
O vereador Rutênio Sá (Progressistas) não estava presente na sessão, pois participa de um curso de capacitação fora do Acre e o vereador Emerson Jarude (MDB) está fora do estado disputando o campeonato de futebol da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O presidente da casa N.Lima (Progressistas) não votou, pois não houve empate.