Equipe técnica comemora evolução do Acre na modalidade
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) que aconteceram no Parque Olímpico da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro-RJ se encerou nesta sexta-feira (5). O evento teve a participação de alunos/atletas de 12 a 14 anos e teve representantes de todas as 27 unidades da Federação. O Acre estava presente com 148 competidores em 14 modalidades.
O xadrez foi um dos destaques da delegação. A equipe era composta pelos professores/ técnicos: Francisco Jonas e Neurismar Rocha e os alunos/atletas: Isabel Parrilha, Guilherme Sasai, Lucas Prado e Maria Alice, todos estudantes da mesma escola. Apesar de não obter medalhas o grupo ficou muito satisfeito com o desempenho dos enxadristas, que chegaram até a última rodada com chance de pódio.
Para o professor Francisco Jonas, um dos representantes técnicos, a participação acreana foi motivo de muito orgulho, apesar do pouco tempo que a equipe teve para se preparar, pois a equipe titular não pode participar pela ausência de autorização dos pais e precisou ser substituída. Observou também o bom desempenho e o desenvolvimento da modalidade no estado do Acre.
“Esses alunos superaram seus limites, eles foram excelentes até por que foram convocados nos últimos dias, desta forma dentro das nossas condições fizemos a melhor preparação possível e mesmo assim por detalhes não conquistamos a tão sonhada medalha do xadrez”, afirmou o professor.
O xadrez foi disputado nos jogos em duas formas diferentes de competição: A Blitz, que é uma modalidade mais rápida, onde os enxadristas tinham apenas 3 minutos para realizar as partidas. Nessa modalidade o destaque foi Lucas Prado Carneiro.
Lucas Prado Carneiro fez uma boa pontuação na competição Blitz
Já no campeonato clássico o tempo era de 60 minutos mais acréscimos para cada competidor. Maria Alice Damásio Ricarte foi o destaque nessa modalidade, além de fazer história na competição. A pequena notável somou 3 pontos com 3 vitórias e se tornou a primeira acreana a conquistar essa quantidade de vitórias em uma etapa nacional entre todas as enxadristas adultas e escolares que já representaram o estado.
Maria Alice Damásio Ricarte se destacou na competição
O time acreano chegou na última rodada ainda com chances claras de subir ao pódio na categoria por equipes, porém por detalhes acabou ficando fora da disputa. O Acre somou quatro pontos enquanto Mato Grosso do Sul alcançou cinco e conquistou o terceiro lugar. Outros dois alunos/atletas acreanos, Guilherme Sasai e Isabel Parrilha também tiveram uma boa participação nos jogos.
Foto: Cedidas
Foto: Cedidas