Os últimos dois anos foram corridos, complexos e cheios de saudade. Reaprendemos a conviver, a distância preencheu nossos dias e aos poucos ainda estamos tentando retomar a vida que um dia tivemos. A celebração de Natal desse ano, um pouco mais segura após as vacinas, simboliza parte desse recomeço.
Como traduzir então o que se espera do Natal? Colocar em palavras todos os pequenos momentos, as crianças correndo pela casa, a agitação de comprar todos os ingredientes para a ceia a tempo, as mesmas conversas de todo ano e ainda assim a sensação de amor que preenche tudo? E aqui é o amor em sua forma mais livre, é estar com quem se escolhe compartilhar a vida, seja você e seu pet, seu companheiro, sua família cheia de tios e primos, talvez apenas alguns amigos ou até mesmo você, só você em paz consigo.
Como celebrar todo esse amor que se esconde nas sutilezas? Nietzsche dizia que temos arte para não morrer da verdade. Mas talvez tenhamos a arte para sentir a verdade, pra ver ali na tela tudo que rotineiramente não vemos, que deixamos escapar na rotina e perdemos no tempo.
A ideia destes 3 filmes a seguir é justamente essa, celebrar os pequenos atos de amor que constroem a vida, reencontrar-se com a certeza de que sim, é possível sentir-se em casa com os outros. Afinal, nada melhor do que um feriado, pipoca e a certeza que bem ali naquele sofá (pode ser uma cama também) seu lar está completo.
- Uma segunda chance para amar
Comédia romântica inglesa protagonizada pela atriz Emilia Clarke e escrita pela vencedora do Oscar Emma Thompson. A história com a premissa simples de uma jovem mulher que tinha enorme potencial, mas que após sofrer um problema de saúde perde o ruma da vida é uma ótima pedida para o feriado, carregada por clássicas canções de Natal e personagens intrigantes o enredo cativa, ainda que esbarre em clichês.
- Alguém avisa
A confusão familiar apresentada no longa reflete o preconceito de uma família tradicional ao descobrir que sua filha convida a namorada para o Natal. Diferente de grande parte dos filmes com casais LGBT aqui a temática principal não é sofrimento, é apenas mais um casal doce do cinema compartilhando a vida, seus conflitos e a ceia de Natal com familiares complicados. A escolha perfeita para se reapaixonar e rir.
- Amor com data marcada
Divertido e cheio de datas especiais, Amor com data marcada é o clássico romance que surge de forma inesperada. Sloane, uma jovem que gosta da sua vida de solteira, mas está cansada das pressões da família, e Jackson, um solteirão que adora companhia, se tornam um o par do outro para ocasiões especiais. Os parceiros de celebrações acabam descobrindo uma amizade especial e garantindo a torcida de um romance por todos que assistem.
- Bônus: O Grinch
Confesso ser apaixonada por animações e pelo filme O Grinch, quando criança assistia repetidamente no Natal. Impossível, assim, não falar da animação de 2018 criada pela Ilumination e Universal Pictures. A adaptação é divertida, criativa e inovadora, o personagem mal-humorado ganha novos traços que cativam ainda mais e renovam o espírito natalino.
–
Nicoly Carla é aluna de Jornalismo da Universidade Federal do Acre e faz estágio supervisionado na TV Gazeta