“Maior parte das pessoas que pegam a gripe não inflamam o pulmão, que nem na covid-19”, diz médico
No Acre, segundo o boletim diário com informações da covid-19 divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), os casos por coronavírus estão cada vez mais estáveis e as mortes diminuíram consideravelmente, porém os casos de Influenza aumentaram de uma forma exorbitante, e ocasionou um surto de gripe na capital do Acre, e em outros municípios do estado.
Em consequência a isso, as Unidades de Pronto Atendimentos (Upas) estão super lotadas, pois de cada dez pacientes que chegam a essas unidades, oito estão apresentando quadro gripal. Mediante a essa alta demanda, as Upas ficaram sobrecarregadas e com isso a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que as Uraps vão atender casos de gripe em Rio Branco a partir desta segunda-feira (27).
Dessa forma, segundo o médico infectologista Jenilson Leite é de suma importância saber identificar a diferença de sintomas entre gripe e covid-19. “A medida em que a população conhece mais sobre essas doenças, a possibilidade de cuidar é muito maior, e de ter saúde é muito maior também”, afirmou
Covid-19 x Gripe
Segundo o infectologista, a gripe gera sintomas muitos variados, desde os sintomas restritos ao aparelho respiratório até sintomas mais sistêmicos. Observe:
- Dor de cabeça;
- Dores no corpo;
- Mal-estar;
- Decaimento.
Sintomas no aparelho respiratório:
- Dor na garganta;
- Dificuldade de deglutir os alimentos;
- Secreções e expulsão nasal;
“É importante destacar que na gripe não é tão comum a inflamação do pulmão, por isso que é uma doença menos grave que é a covid-19. E a maior parte dos casos, os pacientes apesar de sofrerem muito com os sintomas, a maior parte dos casos evoluem para cura”, explicou o médico.
Na covid-19 também existem os sintomas sistêmicos e no aparelho respiratório, e podem ser leves, moderadores e graves:
- Dores no corpo;
- Dor de cabeça;
- Febre;
- Diarreia.
Sintomas no aparelho respiratório:
- Tosses;
- Dores na garganta;
- Eliminação de muita secreção;
- Alta dores nasais;
- Falta de ar.
Para ajudar a diminuir mais essa dúvida sobre as diferenças de sintomas de covid-19 e gripe, o médico ressaltou mais informações.
“A maior parte das pessoas que pegam a gripe apesar de bastante sintomáticas não inflamam o pulmão, que nem na covid-19, e que portanto as pessoas com gripe evolui de forma mais benigna apesar da gente está vendo muitas pessoas procurando os hospitais em função do surto de gripe a gente percebe que apesar da dor do mal-estar, do decaimento as pessoas ficam e poucas evoluem pra complicações”, observou.
Portanto, mediante essas informações, é possível analisar o quanto essas doenças que apresentam sintomas parecidos, podem ser bastantes diferentes quando se busca observar. “Para a gripe existe um tratamento específico que é um antiviral e também um tratamento, contudo no caso da covid-19 não existe um tratamento específico, existe apenas tratamento sintomático”, ressaltou o médico.
Principais recomendações
- Manter a máscara de proteção;
- Hidratação constante;
- Tomar remédios para dores e febre;
- Se os sintomas agravarem será necessário busca uma unidade de saúde;
- Vacinação.