Feijó foi o município com maior número de óbitos, totalizando quatro crianças de 0 a 1 ano
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), entre 2020 e 2022 o estado do Acre registrou 11 mortes de crianças por covid-19. O município que mais registrou óbitos foi Feijó, duas crianças de menos de um ano e duas com um ano. Brasiléia, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus foram os municípios que registraram uma morte de crianças menores de um ano, Xapuri registrou uma morte de uma criança de um ano, Rio Branco teve uma de um ano e outra de quatro anos e Cruzeiro do Sul a morte de uma criança de 10 anos.
O Acre começou a vacinar crianças de 11 anos na última segunda-feira, 17. Mas apresentou uma baixa procura, principalmente em Rio Branco. Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, até quinta-feira, 20, na capital somente 793 crianças foram imunizadas. Esse número é baixo se comparado ao número de vacinas pediátricas da Pfizer recebidas do Ministério da Saúde (MS), 14,4 mil doses, e a meta que é imunizar só em Rio Branco, pelo menos, 49 mil crianças.
Portanto é importante que os pais levem suas crianças de 5 a 11 anos para se vacinarem contra a covid-19. É uma ação coletiva, que garante a saúde da criança e das pessoas com quem ela tem contato.
Para que a criança possa se vacinar ela deve estar acompanhada dos pais, no caso de crianças com comorbidades, estas devem apresentar a prescrição médica para vacinação. E devem se dirigir aos seguintes pontos de vacinação:
- USF Dr. Mário Maia, bairro Cidade Nova
- USF Maria Áurea Vilela Santos, bairro Cadeia Velha
- USF Gentil Perdomo da Rocha, Conjunto Esperança
- USF Vitória, bairro Vitória
- USF Manoel Alves Bezerra, Conjunto habitacional Cidade do Povo
- USF Maria Verônica, bairro Preventório