Momento foi filmado pela Funai há aproximadamente 30 dias
O portal Terra divulgou nesta terça-feira (29), um vídeo do primeiro contato de um povo indígena isolado com indígenas da entnia Ashaninka e servidores da Funai. O fato histórico aconteceu no Alto rio Envira no Acre, região de fronteira com o Peru, há cerca de 30 dias.
As imagens registram um momento histórico, o primeiro contato com um povo indígena isolado. O indígena Fernando Kampa que está acompanhado de servidores da Funai se aproxima com dois cachos de banana e oferece aos indios. Eles sinalizam para que ele se distancie do barco.
Alguns metros acima do rio, em uma praia o encontro. Do lado de traz de uma amarração na cintura, os isolados estão com facas, mas o contato é estabelecido com tranquilidade. As frutas são entregues e os indígenas gesticulam bastante.
Kampa procura compreender o que eles querem expressar e da mesma forma tenta convencê-los de se aproximar mais. O vídeo não mostra o segundo momento, mas de acordo com o relatório de campo da equipe da Funai, do outro lado da margem uma mulher entregou um jabuti ao indígena Fernando Kampa, como forma de agradecimento, ou troca pelas bananas.
O registro foi feito há cerca de um mês por servidores da Funai que estavam na aldeia Simpatia da terra indígena Kampa, onde vive um dos povos Ashaninka. A região fica localizada no Alto rio Envira, no Acre, fronteira com o Peru.
No final, as imagens mostram a visita dos índios isolados à aldeia Simpatia. Segundo o relatório, eles foram conduzidos até uma base da Funai para receber atendimento médico. Na saída levaram alguns objetos da aldeia como terçado e facão.
{youtube}Sb7alahD-BE{/youtube}