Segundo a polícia, dinheiro seria oriundo do tráfico de drogas de organização criminosa
A Força Tarefa de Segurança Pública do Acre apreendeu na manhã desta terça-feira (25), em uma abordagem na Avenida Ceará, em Rio Branco uma grande quantia de dinheiro em espécie. O montante estava na posse de um homem que atuava a mando do líder da organização criminosa desarticulada em dezembro de 2021, durante a primeira fase da Operação Héstia.
A ação é um desdobramento da operação que teve o objetivo de combater uma organização criminosa dedicada à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico de drogas e que atuava em quatro estados: Acre; Amazonas; Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.
Para lavar o dinheiro proveniente das atividades criminosas, um empresário do ramo de venda de extintores se utilizava de empresas sediadas em Rio Branco, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul, a fim de simular um funcionamento regular dessas pessoas jurídicas para justificar os valores e bens obtidos com o lucro do tráfico interestadual de drogas.
Além disso, apurou-se que com o dinheiro obtido através da venda de entorpecentes, o grupo criminoso também praticava a lavagem de capitais por intermédio de empréstimos – com cobrança de juros exorbitantes – a empresários da capital acreana.
Nessa fase da operação, o dinheiro foi depositado em uma conta e ficará à disposição da Justiça.