Neste sábado choveu mais de 70 milímetros, o equivalente a uma semana inteira esperada para o mês de fevereiro
Foto: Odair Leal/Secom
Com chuvas constantes durante a semana, principalmente neste sábado (19), que em aproximadamente 5 horas choveu 70,4 milímetros, o equivalente a uma semana inteira esperada para o mês de fevereiro, e isso fez-se com que o nível do rio Acre, em Rio Branco, aumentasse de forma significativa.
Segundo a medição realizada pela Defesa Civil de Rio Branco,, no horário às 6 horas, estava sendo marcado 12,26 metros. Contudo, segundo a última atualização no horário de 9 horas, ele aumentou 20 centímetros, com isso, ele se encontra com 12,46.
“É uma velocidade bem significativa e a tendência é que ele aumente ainda mais. Então com isso, nós já estamos a 1 metro da cota de alerta”, disse o coordenador municipal de Defesa Civil em Rio Branco, coronel Cláudio Falcão.
Vale salientar, que a cota de alerta é 13,50, e a cota de transbordamento equivale a 14 metros. O coordenador também informou que a tendência é de que o rio Acre aumente mais.
Além disso, em relação a retirada das famílias, o coronel também afirmou que isso será feito a partir do momento em que o rio Acre atinja os 14 metros, apesar de estar em 12,46, é necessário ficar em alerta com a possível retirada de famílias. Ele explica como será feito essa retirada, caso seja necessário.
“Primeira nós fazemos o abrigamento, que é a construção de abrigos, preparação de abrigos, e em seguida nós fazemos a remoção daquelas famílias que tem necessidade de sair das suas casas, caso inunde, seria aquelas pessoas que podem ir pra casa de parente ou tem que ir para os abrigos. Além disso, a gente monta uma operação socorro, de resposta, onde pegamos tudo que é necessário de material humano, para poder atender essas famílias que estão bairros”, concluiu o Falcão.
Veja lista dos primeiros bairros que poderão ser atingidos:
- Airton Sena;
- Cadeia Velha;
- Seis de Agosto;
- Base;
- Baixada da Habitasa;
- Adalberto Aragão;
- Taquari;
- Triângulo Novo;
- Cidade Nova;
- Palheiral.