Decisão foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado
Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (21), o prefeito de Jordão, no interior do Acre, Naudo Ribeiro declarou “Situação de Emergência” no município afetado pela inundação dos rios.
O prefeito levou em consideração a quantidade de chuva precipitada de sábado (19) a segunda-feira (21), no Jordão, que ultrapassou a 90 mm e teve elevação abrupta do nível do rio Tarauacá, que banha o município, e que ultrapassou a cota de transbordamento em 1,25m.
Dessa forma, a cheia do rio deixou inúmeras famílias desabrigadas e desalojadas causando sérios transtornos para o município. Sendo o Jordão isolado do restante dos municípios do estado, possui grande dificuldade de logística de abastecimento, e encontra-se com seus recursos esgotados para o atendimento as vítimas da inundação.
Naudo Ribeiro anunciou ainda que o controle da situação será apenas da Comissão Municipal de Defesa Civil, constituída como unidade gestora orçamentaria, podendo ordenar despesas, atinentes a créditos abertos para atender atividades de Defesa Civil, bem como movimentar contas bancárias ou fundos específicos.