Parlamentares aproveitaram homenagem do Dia da Mulher nesta terça-feira
Antes da sessão da CPI do Transporte Público, nesta terça-feira (8), os vereadores fizeram uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher e foi o espaço ideal para que as duas parlamentares da casa pudessem fazer duras críticas ao governador Gladson Cameli, que fez uma fala machista em um evento.
Durante o lançamento do projeto da obra da ponte sobre o rio Acre em Xapuri, o governador com uma saia na mão disse que colocaria a vestimenta caso não cumprisse a promessa da construção. “Essa saia eu vou dependurar ela na fundação dessa ponte, porque eu vou inaugurar essa ponte e se eu não inaugurar eu vou vestir ela”.
Para as vereadoras as falas, os gestos e toda a ação foi uma forma pejorativa de ver a mulher, ao usar a saia, como se ela fosse inferior. A vereadora Lene Petecão enviou para votação uma moção de repúdio ao governador, dizendo que seria a melhor resposta dos parlamentares ao ato desrespeitoso do homem que tem obrigação de cuidar do estado.
A vereadora ainda acrescentou, “Um gestor, acima de tudo um governador, ele precisa ser mais sério, precisa saber que nessa sociedade nós temos homens e mulheres. Não é ele vestindo uma saia que ele está desqualificando uma mulher. Agora eu vou emprestar a minha saia para ele começar a cumprir as promessas que ele fez”.
A vereadora Michelle Melo disse que o governador foi infeliz nas colocações e esqueceu, ou não, de enxergar que as mulheres são tão competentes quanto os homens. Não cabendo nos dias atuais, onde as mulheres reforçam os gritos de respeito, que sejam tratadas de forma inferior por quem deveria estar lutando pela causa. Michele, ainda afirmou que “Usar saia não é, em absoluto, demostrar uma fraqueza e uma fragilidade, muito pelo contrário, ser mulher é ter força, é lutar e é ser resistente no dia a dia”.
Em nota, a assessoria do governador Gladson Cameli respondeu:
O governador Gladson Cameli desaprova veementemente qualquer vinculação descriminatória em sua fala. Ao contrário, reafirma o respeito, a importância e a dignidade das mulheres como figuras de vital importância na sociedade.
Mirla Miranda
Porta-voz do governo
Assista o vídeo: