A suspensão ocorreu somente nesta terça-feira; aulas voltam ao normal nesta quarta-feira
A Universidade Federal do Acre (Ufac) suspendeu nesta terça-feira (29), as aulas presenciais noturnas em cinco cursos: Economia; Espanhol; Ciências Sociais; Jornalismo e História. A suspensão foi devido ao um suposto toque de recolher divulgado em um site jornalístico, declarado por criminosos.
Devido as incertezas, a anúncio de cancelamento das aulas começou por volta das 18 horas, e em outros curso, os alunos foram sendo liberados mais cedo, principalmente para aqueles que moram longe da universidade, e precisam utilizar o transporte público. Mas nesta quarta-feira (30), as aulas presenciais já voltam ao normal.
Mediante a isso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) publicou uma nota sobre o ocorrido, e com isso desmentiu o suposto toque de recolher que estava sendo divulgado em diversas redes sociais.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), vem a público informar que a notícia que circulou na tarde desta terça-feira, 29, em redes sociais, dando conta de uma suposta “invasão de faccionado à Fundação Hospital do Acre”, é inverídica. O fato ocorrido naquela unidade de saúde foi uma averiguação policial, motivada pela presença de pessoas suspeitas no local.
No mesmo sentido, reporta-se à falsa notícia jornalística, também veiculada no dia de hoje, com o título “Facção aborda comerciantes de Rio Branco e “decreta” toque de recolher após morte de faccionado”. Hipótese veementemente descartada pelas Forças de Segurança do Acre.
Portanto, tratam-se de ‘fake news’, criadas por pessoas irresponsáveis, com um só propósito: causar intranquilidade e pânico à sociedade. E é por essa razão que a Sejusp se dirige à população acreana para solicitar a não propagação desse tipo de informação, sem antes constatar a veracidade da mesma, evitando, assim, a disseminação do mal-estar e do medo.
Paulo Cézar Rocha dos Santos
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública