Tricolor volta a ser campeão do campeonato estadual após 10 anos de jejum
O Fluminense chegou ao 33º título do Campeonato Carioca, após 10 anos de jejum, ao vencer o rival Flamengo por 2 a 0, no primeiro jogo, e empatar por 1 a 1, no segundo, neste sábado (2), no Maracanã.
Um dos técnicos mais vitoriosos e ídolos do clube, Abel Braga venceu o seu sétimo campeonato sob o comando do Tricolor e o segundo neste ano, enquanto Paulo Sousa perdeu a segunda final seguida.
Apesar disso, Abel não vive o melhor momento da sua quarta trajetória nas Laranjeiras, após ser eliminado pelo Olimpia (Paraguai), na pré-Libertadores, e ver o rendimento dentro de campo cair. Na semifinal, quase foi eliminado para o Botafogo, mas se classificou e conseguiu ser campeão contra o Flamengo.
O título do Campeonato Carioca é o mais relevante até o momento, sendo o segundo como treinador do Flu, mas Abel já foi campeão no mês anterior, quando venceu a Taça Guanabara, terminando a 1ª fase em primeiro lugar com 28 pontos.
Por outro lado, o técnico português Paulo Sousa, do Rubro-Negro, chegou empolgando a torcida, mas está começando a encontrar dificuldades. O retrospecto é positivo, são nove vitórias e três empates em 14 jogos. Mas o problema é que o Flamengo não está jogando bem e a incerteza de um time titular anda prejudicando o rendimento dos jogadores.
Parte da torcida já entende que o português corre o risco de ser demitido precocemente no time rubro-negro do Rio de Janeiro, após perder a segunda final. A primeira foi contra o Atlético-MG, pela Supercopa do Brasil, quando empatou por 2 a 2 e saiu derrotado nos pênaltis por 8 a 7. E agora, um mês e meio depois, sai perdedor em mais uma final de campeonato.
Do outro lado, Abel está em sua quarta passagem pelo Tricolor e saiu vitorioso em todas elas. São três títulos do Campeonato Carioca (2005, 2012 e 2022), três da Taça Guanabara (2012, 2017 e 2022) e um do Brasileiro (2012).