Tourão segue invicto no segundo turno e pode ser campeão na próxima rodada
Mantendo o bom ritmo no hexagonal final do Campeonato Acreano, o Humaitá derrotou a Adesg por 2 a 1, neste sábado (9), na Arena da Floresta, na capital acreana. Daniego e Fabinho marcaram para o Tourão de Porto Acre, enquanto Alifi diminuiu para o leão de Senador Guiomard.
Precisando da vitória para permanecer na briga pelo título, a Adesg apresentou um bom início de partida. No primeiro minuto de bola em jogo Ciel lançou Juninho na ponta direita, mas o cruzamento foi parar nas mãos de Felipe. Quatro minutos depois, Ciel cobrou escanteio pelo lado esquerdo e o zagueiro Yarles cabeceou para boa defesa do arqueiro da equipe do interior. Passado o susto inicial, o Tourão de Porto Acre passou a dominar as ações da partida, e começou a criar mais oportunidades de gol, principalmente com a boa movimentação de Caíque. Ronaldo aos 7, e Fabinho aos 13, fizeram o goleiro Edivandro trabalhar. Aos 15, após forte pressão na área do Leão, a bola ficou com Ronaldo que tocou para Daniego livre na pequena área, abrir o placar na Arena, Humaitá 1 a 0.
Com a vantagem, o time do interior continuou em cima e por pouco não chegou ao segundo gol com Aldair aos 22. Após troca de passes, o camisa sete mandou a bola no travessão do goleiro do Quinarí. Aos 29, após chutão do zagueiro Vinícius, Fabinho acreditou no lance e partiu em velocidade pela lateral esquerda, deixando pelo menos três defensores para trás até entrar na área e tocar por cobertura na saída de Edivandro, 2 a 0 para o Tourão. Pouco criativo no campo de ataque e com o adversário diminuindo os espaços, o Leão de Senador Guiomard só ofereceu risco à meta do rival aos 41, quando Chumbinho recebeu passe na entrada da área, mas demorou muito para finalizar e teve o chute travado por Luiz Fernando, que se atirou na bola evitando o que seria o gol da equipe do Quinarí. Apesar da Adesg melhorar nos minutos finais da etapa inicial, o confronto foi para o intervalo com a vantagem por dois gols da equipe de Porto Acre.

No segundo tempo a equipe do Humaitá voltou com duas modificações. Saíram Aldair e Xavão para as entradas de Mamude e Felipinho. Já a Adesg retornou com a mesma formação, no entanto com uma postura totalmente diferente à que apresentou na maior parte do primeiro tempo. Buscando diminuir a vantagem do Tourão, o Leão partiu para o ataque. Aos 7, Renato chuta de dentro da área, e após desvio da defesa a bola passa perto do gol do time de Porto Acre. Melhor em campo, a equipe do Quinarí levava perigo principalmente nas bolas paradas do meia Ciel. Aos 22, o camisa 10 assustou o goleiro Felipe em cobrança de falta da intermediária. Aos 27, a defesa do Tourão falhou dentro da área. Ciel, esperto no lance, tocou para Alifi se livrar da marcação bater no cantinho do gol de Felipe, diminuindo a vantagem da equipe de Porto Acre, 2 a 1. Mesmo criando boas chances o Leão não conseguiu interromper a boa sequência do Tourão de Porto Acre, que saiu com mais um resultado positivo neste segundo turno. Placar final Humaitá 2 x 1 Adesg.
Com a vitória, a equipe de Porto Acre atingiu nove pontos em três jogos. 100% no returno, a equipe de Emanoel Sacramento pode erguer a taça da competição já na próxima rodada, no confronto contra o Galvez, que ocupa a vice-liderança na tabela com 4 pontos mas tem um jogo a menos que o Tourão. o Imperador entra em campo neste domingo (10), para enfrentar o São Francisco na Arena da Floresta, e pode diminuir de 5 para dois pontos a vantagem do Humaitá. Por sua vez a Adesg ocupa a quarta posição do returno, com apenas dois pontos e zerou as chances de conquista do campeonato estadual.
As equipes retornam ao gramado da Arena da Floresta, na próxima quarta-feira (13). Em duelo que vale a taça, o Humaitá enfrenta o Galvez, às 17h. Logo em seguida, às 19h, a Adesg enfrenta o Rio Branco-AC. As partidas serão válidas pela quarta rodada do segundo turno.
Foto de capa: Jhon Silva