A Central de Articulação das Entidades de Saúde (Cades) promove até amanhã (21), oficina de capacitação para comunidades terapêuticas do Estado, sobre a rede de atendimento social. O evento tem objetivo de informar quais os órgãos e secretarias do poder público que podem colaborar com o trabalho das entidades.
Pela segunda vez no ano, a Cades reúne comunidades terapêuticas em oficina de capacitação. O evento acontece na sede das entidades das pessoas com deficiência, no prédio do antigo Dom Bosco. Desta vez, o tema aborda o trabalho de rede, que tem finalidade de levar ao conhecimento dos gestores das casas terapêuticas, cada organismo que integra o sistema de atendimento social. “O objetivo é que as entidades possam conhecer os serviços que são oferecidos em rede e melhorar o serviço oferecido aos seus usuários”, explicou a coordenadora da Cades, Vanessa Costa.
As palestras foram conduzidas por vários órgãos e secretarias, entre elas, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS). O representante da Associação de parentes e amigos dos dependentes químicos (Apadeq), Antônio Balica, participa da oficina e acredita que é importante conhecer as parcerias que ajudam no cotidiano das entidades. “Muitas vezes a gente ouve falar de um serviço, mas não conhece. Trabalhamos isolados e as vezes não sabemos como encaminhar um problema. Aqui a gente sabe como resolver essas dificuldades e também se recicla”, comentou.