A decisão ocorreu após a categoria se reunir com a equipe do governo do estado do Acre na Casa Civil
Foto: Pixabay
Os médicos do estado do Acre entraram em greve no dia 8 de março, junto a todos os outros trabalhadores da saúde. Após a categoria se reunir com a equipe do governo do estado do Acre na Casa Civil, os médicos decidiram encerrar a greve por tempo temporário.
“A classe médica se reuniu em assembleia geral e decidiu suspender temporariamente a greve já que na terça-feira nós tivemos reunião na Casa Civil e o gestor se comprometeram a estudar com afinco algumas reivindicações da nossa categoria e trazer um resultado definitivo pra nós na próxima quarta-feira”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici.
Todo o processo de negociação já haviam passado por outros lugares além da Casa Civil, pois até o início de abril foram dias de embates e tentativas de negociações com o governo. A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) recebeu servidores em todas as sessões, já que o executivo iria mandar o projeto de lei que reajustava o salário em 5,42% para todas as categorias.
O projeto foi aprovado pelos deputados, mesmo com o repúdio dos servidores. Os médicos continuaram em busca de melhorias, principalmente nas perdas inflacionárias da categoria, que chegou a mais de 60%. Com isso, eles querem que o governo reajuste em pelo menos 15%.
Por fim, o presidente do Sindmed-AC, afirmou que ainda existem algumas situações de injustiças cometidas com a categoria médica.
“O não pagamento de adicional noturno, adicional de insalubridade, que tem muitos colegas que não recebiam, pelo menos trabalhando em condições extremamente insalubres, e a gente tá falando numa situação de pandemia. E alguns outros pontos específicos da classe que a gente espera que sejam atendidos”, concluiu Guilherme.
Com informações de Jardel Angelim para TV Gazeta