Repórter Dom Phillips e indigenista Bruno Pereira desapareceram no Amazonas no dia 5
Uma reportagem publicada nesta segunda-feira (13) pelo jornal britânico The Guardian afirma que dois corpos foram encontrados nas proximidades da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, onde estão desaparecidos o repórter Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira desde o último dia 5.
De acordo com o jornal, a informação teria sido dada aos familiares do jornalista na manhã desta segunda-feira pelo embaixador do Brasil no Reino Unido. A Polícia Federal e a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) negam o encontro dos corpos (veja nota oficial ao fim deste texto). A Embaixada do Reino Unido no Brasil também não confirmou a informação. O R7 entrou em contato com a embaixada brasileira em Londres e com o Itamaraty e aguarda resposta.
Segundo o jornal britânico, o cunhado de Phillips, Paul Sherwood, revelou que o embaixador brasileiro telefonou para a família e informou que os corpos haviam sido encontrados na floresta. “Ele não descreveu o local, disse que eles estavam amarrados a uma árvore e ainda não haviam sido identificados.”
No Twitter, o jornalista Tom Phillips, correspondente do The Guardian na América Latina, também disse que a informação publicada pelo jornal não tinha sido confirmada. “Beto Marubo, um importante líder indígena do Javari, acaba de me dizer que os buscadores indígenas NÃO confirmaram a descoberta de dois corpos no local de busca”, escreveu. Apesar de ter o mesmo sobrenome de Dom Phillips, os repórteres não são parentes.
Neste domingo (12), a PF informou que as equipes de buscas encontraram um estômago humano no rio Itaquaí, em Atalaia do Norte (AM). O órgão foi enviado ao Instituto Nacional de Criminalística, a fim de se descobrir se pode ser de um dos desaparecidos.