A decisão é devido o grande aumento de casos confirmados por covid-19 no Acre
Nas últimas semanas, o Acre apresenta um constante aumento no número de novos casos de covid-19 confirmados. Até essa terça-feira,12, 5.074 pessoas foram infectadas pela doença – o número equivale há 12 dias de julho. Enquanto que no mês junho, foram confirmados 1.084. Dessa forma, mediante a atual situação no Estado, o Governo deve decretar nos próximos dias o retorno do uso obrigatória de máscara em locais fechados.
“As medidas sanitárias elas permanecem, pois são a base pra que a gente quebre a cadeia de transmissão do vírus. E provavelmente a gente vai ter uma portaria que fale sobre a obrigatoriedade do uso de máscara em local fechado e a apresentação da carteira de vacina. Nós precisamos incentivar que as pessoas se vacinem, fiquem imunes à doença, para que ela não evolua”, afirma o coordenador da rede de urgência e emergência do Estado, Edvan Menezes.
Os dados a respeito do número de casos foram, disponibilizados por meio de um levantamento feito pelo site agazeta.net, com base nos boletins diários da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). A pesquisa também apontou o número de casos no mês de maio: o equivalente a 190 pessoas infectadas pela doença.
Em julho do ano anterior, foram 2.285 casos – ou seja, em 12 dias desse mês foi registrado o dobro de casos com relação ao ano passado.
O cenário muda quando é apresentado os números de óbitos, seis mortes foram registradas durante esses 12 dias. Já em junho de 2021, 61 pessoas morreram devido a doença. Vale salientar que, a vacinação ainda não havia atingido o público total.
Com informações de Márcio de Souza para TV Gazeta