Eletrobras explica motivos da falta de energia elétrica
Os municípios de Acrelândia, Brasileia, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Vila Campina, Vila do V, parte de Rio Branco e Xapuri sofreram um apagão durante a manhã desta segunda-feira.
Em nota oficial, a Eletrobras Distribuição Acre explica que o motivo da falta de energia foi consequência do “ao desligamento de 2 linhas de transmissão entre os municípios de Ji-Paraná e Pimenta Bueno, ambos em Rondônia, e das Usinas de Jirau e Santo Antônio, provocando a separação dos estados do Acre e Rondônia do Sistema Interligado Nacional – SIN”.
A situação foi mais complicada nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri devido um equipamento da subestação em Epitaciolândia que ficou danificado, mas a empresa garante que já substituiu. Leia a nota de esclarecimento na íntegra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Eletrobras Distribuição Acre informa que a interrupção no fornecimento de energia elétrica que atingiu as localidades de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Vila Campina, Vila do V e parte do município de Rio Branco, na manhã desta segunda-feira (08), das 8h26min às 8h44min, ocorreu devido ao desligamento de 2 linhas de transmissão entre os municípios de Ji-Paraná e Pimenta Bueno, ambos em Rondônia, e das Usinas de Jirau e Santo Antônio, provocando a separação dos estados do Acre e Rondônia do Sistema Interligado Nacional – SIN.
Para os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri o fornecimento de energia somente foi normalizado às 10h20min pois durante o desligamento ocorreu um dano em um equipamento da subestação em Epitaciolândia, o qual já foi substituído. A interrupção no fornecimento de energia no estado do Acre e Rondônia se deu de forma automática pelo sistema de proteção, para evitar o agravamento do problema para o restante do Sistema Interligado Nacional – SIN.
Os motivos do desligamento das linhas de transmissão em Rondônia e das Usinas Jirau e Santo Antônio estão sendo apuradas pelo Operador Nacional do Sistema – ONS. A Concessionária agradece a compreensão de todos, pede desculpas pelos transtornos e informa que está adotando providências para continuar melhorando a qualidade do fornecimento de energia.
A DIREÇÃO