Imunização desse público ocorrerá somente nas Unidades de Saúde da Família; confira os locais
O município de Rio Branco inicia nesta quinta-feira,21, a partir das 8 horas da manhã, a vacinação para as crianças de 3 a 5 anos, após uma semana da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A imunização será por meio da vacina da CoronaVac.
Toda criança que for receber a vacina deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis legais, além disso, apresentar a carteira de vacinação e cartão do SUS. Lembrando, que os pais devem assinar um Termo de Autorização e receber informações sobre possíveis reações esperadas. Para as crianças que possuem comorbidades, devem apresentar a prescrição médica para a vacinação.
O secretário em exercício da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recomendou que os pais ou responsáveis pelas crianças, comparecesse às unidades de saúde. “Levem as carteirinhas, aqueles que não tiverem, o município também irá fazer essa carteiras pra que as crianças fiquem já imunizadas. Então é importante que as crianças compareçam junto com os seus responsáveis, para que possam tomar essa dose e manter a sua carteira de vacinação em dia”, explica.
De acordo com as informações do secretário em exercício, a imunização desse público ocorrerá somente nas Unidades de Saúde da Família (USF), até às 18 horas.
- Gentil Perdomo da Rocha, no bairro Esperança;
- Dr. Mario Maia, no Cidade Nova;
- Maria Aurea Vilela no Cadeia Velha;
- Vitoria – Vitoria/Regional São Francisco;
- Raimundo Moreira no Joao Eduardo II;
- Elpidio Moreira Souza no Defesa Civil;
- USF Mariano Gonzaga localizada no bairro Laelia Alcântara.
38 mil doses
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), recomenda a ampliação da vacina CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos de idade. O Estado do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), começa a distribuir os lotes ainda esta semana para que os municípios iniciem a vacinação.
A vacinação das crianças será realizada de acordo com a disponibilidade de doses em estoques nos municípios, estados e Distrito Federal.
De acordo com nota técnica enviada aos PNIs estaduais, a recomendação é de que a CoronaVac seja destinada inicialmente somente para crianças entre 3 e 4 anos de idade, de forma gradual.
Ainda, de acordo com a nota, neste momento as crianças a partir de 5 anos deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.
Informações adicionais da Secretária de Estado da Saúde – Sesacre