Até o momento, apenas o PSOL e o Agir apresentaram os nomes aos cargos majoritários
O prazo para as coligações promoverem as convenções partidárias será até essa sexta-feira (05), justamente a data escolhida pelos principais partidos para chancelar os nomes ao Governo e ao Senado Federal. É o caso do Progressistas, atual partido do governador Gladson Cameli, assim como o Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Até o momento, apenas o PSOL e o Agir apresentaram os nomes aos cargos majoritários. No PSD, por exemplo, o candidato ao Governo é Sérgio Petecão, que tem João Tota Filho como vice-governadora e Vanda Milani na disputa para o senado. O PSOL terá o professor universitário Nilson Elclides para o Governo e o advogado Sanderson Moura para o senado. Enquanto o Agir, antigo PTC, escolheu o professor David Hall – candidato ao Governo e o jornalista Dimas Sandas para disputar a cadeira no senado.
O registro das candidaturas deve ocorrer até 15 de agosto, pois no dia 16, inicia a campanha eleitoral com as tradicionais caminhadas, distribuições de material gráfico e inserções nas redes sociais. Enquanto a propaganda no rádio e na televisão começa no dia 29 de agosto.
O primeiro turno das eleições está marcado para o 2 dia de outubro – um eventual segundo turno está previsto para 30 de outubro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o Acre tem mais de 588 mil pessoas aptas a votarem, 52% são mulheres e 48% homens.
O voto em trânsito só será possível na capital acreana, Rio Branco, por ser a única com mais de 100 mil eleitores e o prazo para recorrer essa modalidade é até 18 de agosto.
Com informações de Márcio Souza para TV Gazeta