Um dos casos é de um homem de 34 anos, morador do estado de Mato Grosso, que está em Rio Branco a trabalho
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) recebeu nesta terça-feira (15), duas notificações de casos suspeitos da varíola dos macacos, em Rio Branco. Um deles, um morador de Mato Grosso que se encontra na capital acreana.
Um dos casos é de um homem de 34 anos, morador do estado de Mato Grosso, que está em Rio Branco a trabalho. Ele apresentou lesões cutâneas no dia 07 de agosto e negou febre, dores de cabeça e no corpo. Esteve no Pronto Atendimento da UNIMED pela manhã de hoje, 15, realizou coletas e foi liberado com orientação de isolamento fora da Unidade de Saúde por 21 dias ou até sair o resultado dos exames.
O outro caso suspeito se trata de uma criança de seis anos, do sexo masculino, residente de Rio Branco. Ele deu entrada na UPA da Sobral pela manhã de hoje, 16, apresentando febre e erupções cutâneas pelo corpo. A mãe relata viagem em família para o município de Brasiléia com passagem em Cobija na Bolívia há 18 dias.
Outras duas pessoas da mesma família também apresentaram sintomas, uma criança de três anos e uma adolescente de 17, sendo orientados a passarem por avaliação na unidade de saúde. O paciente segue internado em isolamento na UPA da Sobral.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do estado do Acre e do município de Rio Branco seguem com acompanhamento e investigação dos casos.