Novos desembargadores
Dentro de poucos dias, o Tribunal de Justiça do Acre terá novos membros. Os processos de escolha dos juízes que ocuparão as vagas dos desembargadores Feliciano Vasconcelos e Arquilau de Castro Melo estão praticamente conclusos para julgamento.
Novos desembargadores II
Qualquer prognóstico a respeito de nomes não passará de especulação barata,pois, para as duas vagas, o critério é o merecimento. Com isso, são muitos os detalhes que decidirão a escolha. O apadrinhamento, neste critério, cai praticamente a zero.
Bom para a Justiça
Com o Tribunal completo, evita-se que alguns processos sejam obrigados a subirem para Tribunais superiores, tendo em vista a diminuição da probabilidade de impedimentos e suspeições, como aconteceu há três meses, quando apenas uma desembargadora não era impedida para atuar no processo. O feito, em decisão monocrática, foi mandado para o STF.
Sem interferência
Diferentemente do Quinto Constitucional, o preenchimento dessas duas vagas cabe ao próprio Poder Judiciário. Nos dois processos, os mais votados passarão a desembargador, sem qualquer interferência do Executivo. A nomeação caberá ao presidente da Corte e ninguém mais.
Mudanças importantes
A decisão foi tomada na noite de segunda após a realização de reunião com a cúpula petista.
Legitimado
“O companheiro Aníbal foi legitimando para ser o candidato do PT ao Senado nas próximas eleições. O nome do senador Aníbal Diniz está colocado sim. É um mandato que nos honra muito e ele reúne todas as condições para postular a reeleição”, frase do presidente regional do PT, Ermício Sena.
Peregrinação
Aníbal e Ermício iniciam agora a “grande peregrinação” nos 22 municípios do Acre para consolidar o nome do senador como o candidato do partido ao Senado. Farão o mesmo trajeto que o Carioca fez semanas atrás, porém, fazendo o inverso, nada de fortalecer o nome de Perpétua.
Do partido
Vale lembrar que Anibal Diniz é o candidato a senador do PT e não da FPA.
Saia justa
Carioca está desautorizado a realizar qualquer reunião no interior do Estado para viabilizar o nome da candidata ao Senado do PC do B ou falar em nome do PT, cabe a Ermício Sena esta prerrogativa. Ainda assim, continua com a moral lá em cima.
Perpétua Almeida
O anúncio do PT não muda em nada a pré-candidatura da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) que segue com a ideia de concorrer à vaga.
Deputado federal
O ex-presidente do PT, Leonardo de Brito, após ter sido excluso da lista de possíveis nomes para ocupar o cargo de vice-governador na chapa majoritária da FPA, retomou sua candidatura a deputado federal.
Continuam na oposição
A Frente Popular bem que tentou, mas não conseguiu tirar o PMN do bloco da oposição. O presidente regional do PMN no Acre, Roberto Duarte Júnior, afirma que o partido tem mantido conversas com outras correntes políticas, mas nega que haja qualquer interesse em deixar o bloco de oposição.
Na disputa
Os vereadores Artêmio Costa, Marcelo Jucá, Eliane Sinhasique, Alonso Andrade, Juracy Nogueira, Roger Correia e Raimundo Vaz confirmaram que vão brigar pelas vagas no parlamento estadual.