Familiares têm até quinta para fazer qualquer tipo de obra
Nesta terça-feira (28) o dia começou movimentado nos dois principais cemitérios da capital. Dezenas de pessoas estão limpando e recuperando os túmulos, para que fique tudo pronto no grande dia de visitação que acontece nesse domingo, dia 2 de novembro, data dedicada aos finados.
O funcionário público João da Silva Ferreira aproveitou o feriado para fazer a limpeza e a reconstrução do túmulo do pai que faleceu há 20 anos. “Essa é a maior homenagem que se pode fazer para um ente querido que faleceu”, conclui o servidor público.
Mas a correria para as reformas dos túmulos tem um motivo: quem for fazer algum tipo de obra, a prefeitura abriu espaço até quinta-feira (30) para os serviços. Depois não vai poder mexer nos túmulos.
Até essa quarta (29), as administrações dos cemitérios querem concluir a limpeza e deixar tudo pronto com antecedência para a visitação no dia de finados.
De acordo com o administrador do cemitério Jardim da Saudade, a prefeitura vai instalar nos dois principais cemitérios um sistema informatizado para que os visitantes possam encontrar com mais rapidez os túmulos.
No São João Batista, o mais antigo, existem 40 mil sepultados e no Jardim da Saudade mais 20 mil. São esperados nesse domingo mais de 20 mil visitantes nos dois cemitérios.
Equipes da Secretaria de Saúde estarão atendendo as pessoas que geralmente passam mal porque ficam emocionadas ou pelo forte calor que marca o dia de finados.