NADA
Não ocorreu a reunião anunciada pelo líder do Governo na Aleac, Luiz Tchê, com representantes da Casa Civil, governador Gladson Cameli e vice-governador, Wherles Rocha. De concreto, apenas que Tchê continua na função e será contemplado com as exigências de praxe. Agora, a metodologia de trabalho entre a liderança na Aleac e os gestores do Estado é quem não está definida e o “jogo” segue sem ordem.
HUMMM
A quem interessa plantar a versão de que José Ribamar está sendo ameaçado na Casa Civil?
PT
O dirigente do Diretório Estadual do PT, Cesário Braga, tem aprendido a relativizar o debate político. Após o trauma do processo eleitoral para o partido de 2018, pondera antes de fazer qualquer afirmação taxativa. Sobre os nomes de Jorge Viana e Angelim como possibilidades da sigla para disputar a Prefeitura de Rio Branco, calcula na diplomacia.
PONDERAÇÃO
“Sempre dissemos que os nomes do Jorge e do Angelim são companheiros que estão à disposição do PT para a disputa”, mas… “Mas sempre relatando a nossa relação na base legislativa com a atual prefeita do PSB”.
SOCIAL
Passados, praticamente, já seis meses do primeiro ano de mandato, chama atenção a completa ausência de política social no governo de Gladson Cameli. Não há nada. Nenhum movimento. O que se fez foi retomar uma velha concepção de “assistência social”, baseada na boa vontade dos ricos para com os pobres lascados.
SOCIAL II
Aquela foto já conhecida de outros tempos de primeiras-damas e amigas no chá das cinco organizando alguma “ação social” para beneficiar os pobres.
RÁPIDO
Com um país que não deve crescer nem 1% neste ano, uma economia estagnada, Gladson precisa compreender rapidamente que formulação de política social não passa nem longe desse tipo de postura. O Acre já tem número recorde de beneficiados com o Bolsa-Família. São 92 mil benefícios. Isso deveria envergonhar. É um dinheiro que o poder público aplica para isso aqui não explodir.
CAMPANHAS?
E não é fazendo campanhas e tirando fotos em redes sociais de colunistas que se vai resolver isso. Uma medida urgente que o governo de Gladson tem que retomar guarda relação com o fortalecimento dos conselhos; reestruturá-los; dar o apoio possível, já que, no plano federal, a antipatia do presidente Bolsonaro com esse instrumento de intervenção é evidente.
EXEMPLO
Um bom exemplo é o Conselho de Segurança Alimentar. É preciso restabelecer novas referências de atuação desse grupo aqui no Acre: ele envolve uma extensa cadeia de trabalho. Impacta diretamente na produção agrícola familiar. Isso é, também, discutir Política Social. E o que se tem feito por isso?
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao2@gmail.com