O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou, em comunicado divulgado nesta terça-feira (18), que o abastecimento de água na capital acreana deve ser normalizado em até dois dias. Segundo o órgão, apesar do reforço na captação, os reservatórios estavam secos, o que exige mais tempo para estabilizar a distribuição.
A distribuição está sendo restabelecida de forma gradual e, neste momento, atende as regiões da Parte Alta, Calafate e Baixada da Sobral. Além disso, para tentar fortalecer o sistema de abastecimento da capital, o Saerb anunciou a entrega de duas novas bombas à Captação de Água da ETA 2 no dia 25 deste mês.
“Atualmente, a vazão total das ETAs 1 e 2 é de 1.400, com o reforço de uma terceira bomba na captação da ETA 2. No entanto, para começar a normalizar o abastecimento em Rio Branco, serão necessários mais dois dias, garantindo que as áreas afetadas pelo desabastecimento voltem a receber água”, diz o comunicado.
A crise no abastecimento tem gerado reclamações por parte da população, principalmente em bairros onde a água não chega há vários dias. O órgão não detalhou quais outras áreas ainda enfrentam dificuldades, mas garantiu que a normalização deve ocorrer dentro do prazo estipulado.
