O princípio de incêndio no Mercado do Bosque, que aconteceu na madrugada do último domingo (21), e deixou duas mulheres feridas, trouxe destaque para os extintores de incêndio do local. Os extintores de incêndio não são encontrados no local onde eles deveriam estar. Nas redes sociais o questionamento levantado foi exatamente o uso dos extintores de incêndio, que possivelmente, teriam falhado.
De acordo com Edmilson Souza, administrador do local, no momento do acidente, haviam extintores e foram utilizados: “Os extintores funcionaram, foram-se utilizados dois extintores. A secretaria junto com a nossa gerente de mercado, a Dona Gil, tem tomado as devidas providências. Então, eu quero deixar claro que nós estamos aqui realmente lamentando pelo fato isolado”, diz.
Mas, de acordo com algumas permissionárias, a situação é bem diferente, o local onde os extintores deveriam estar só se encontra os ganchos de fixação. E os que tinham no local não funcionavam, foram tirados para repor e não voltaram.
O administrador do mercado Souza, contrapõe dizendo que os extintores foram tirados para novo mapeamento: “Na verdade, pelo fato de ter sido tirado alguns extintores momentaneamente pela questão do mapeamento, eles pensam até que possa não ter, mas temos sim. Temos os extintores, eles estão estratégicamente colocados nos devidos locais, agora alguns estão sendo retirados justamente para manutenção em tempo oportuno”, relata.
Os funcionárias dizem que eles que estão arriscando a vida e que no momento do acidente os únicos extintores utilizados eram particulares, de uso próprio.
Além disso, em relação ao estado de saúde das duas mulheres, Darliane França da Rocha, e a segunda vítima identificada como Any Victoria Nascimento de Oliveira. O diretor-geral do pronto socorro Lourenço Vasconcelos, dá detalhes sobre o estado de saúde de ambas: ” Darliane tá com mais ou menos 60% da superfícieda pele queimada. Foi feita a limpeza cirúrgica da pele, depois os curativos, e ela se encontra na UTI entubada, o estado dela expira cuidados. A segunda vítima ela em primeiro momento foi atendida na UPA, o SAMU transferiu ela da UPA para o PS. Foi feito também os desbridamentos, feitos curativos, e ela se encontra na ala da enfermaria dos queimados, é uma paciente que está estável.”, comenta.
Com informações do repórter Luan Rodrigo para TV Gazeta.