Mais de 167 mil eleitores não votaram no estado durante o último domingo de eleições
O 2º turno das eleições 2022 ocorreu no último domingo (30) e o estado do Acre registrou o maior número de abstenções em todo o país, mais de 167 mil eleitores não votaram. No primeiro turno, o estado apresentou 22,43% abstenções, somando mais de 131 mil eleitores.
No 2º turno, cerca de 28,40% dos eleitores do Acre não votaram. O estado do Amapá é o segundo maior do país com abstenção, somando 27,17%, e em terceiro, Rondônia, com 24,68% abstenções.
A diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Rosana Magalhães, declarou que pelo que se pode notar nos dois turnos, as pessoas que iam votar nulo acabaram não indo votar, e isso ocorreu no país inteiro durante o segundo turno.
“Provavelmente essas pessoas que deixaram de votar, ou parte dessas pessoas, iria votar nulo, já que o nulo diminuiu e a abstenção aumentou. Isso não aconteceu só no Acre, a gente analisou os números de abstenção e voto nulo em todos os estados e na grande maioria que a abstenção aumenta, os nulos diminuem”, disse.
A média nacional registrada de eleitores que não votaram no 2º turno é de 20,59%, somando 32 milhões de pessoas que estavam aptas a votar porém não exerceram o voto.
Com informações de Márcio Souza para a Tv Gazeta