O governo do Acre empossou, na manhã de segunda-feira (6), 183 novos servidores aprovados em concurso público. Do total, 170 são policiais penais e 13 vão atuar na área administrativa. A solenidade ocorreu no auditório do Detran, em Rio Branco, que ficou lotado com a presença de autoridades, familiares e amigos dos empossados.
Durante o evento, o governador Gladson Camelí destacou a importância da chegada desse reforço para o sistema prisional e para a segurança pública.
“Aquela política de reestruturação, de concursos públicos, de convocação, de oportunidades para que a gente possa, de uma vez por todas, colocar a máquina do governo mais eficiente”, afirmou.
Cameli também disse que novas convocações não estão descartadas. Segundo ele, um estudo está em andamento em conjunto com a equipe econômica e o presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), delegado Marcos Frank, para analisar a possibilidade de ampliar o chamamento.
“Já está em andamento um novo estudo para que a gente possa convocar os demais e seguir a lista de aprovados. É fundamental fortalecer os concursos públicos, convocar e diminuir as expectativas de quem participa”, acrescentou.
O investimento destinado à posse ultrapassa R$ 8 milhões e, segundo o governo, reforça a valorização da Polícia Penal dentro do sistema de segurança.

O presidente do Iapen, Marcos Frank, destacou o papel dos novos servidores na rotina das unidades prisionais.
“A partir de hoje, assumem o compromisso de servir à sociedade e contribuir para os avanços do sistema prisional”, disse.
A cerimônia também contou com a presença do presidente do Sindicato dos Policiais Penais no Acre, Leandro Rocha. Ele reconheceu o avanço, mas cobrou que o governo conclua a convocação dos aprovados que ainda aguardam nomeação.
“Nós possuímos mais 138 policiais formados no curso de formação, aptos a assumir. A falta de efetivo tem gerado diversas situações que afetam diretamente a sociedade. Precisamos avançar”, destacou.
Os novos servidores serão distribuídos entre cinco municípios: Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Para muitos, a posse foi a realização de um sonho.
“É um momento muito esperado, não só por nós policiais, mas também pelas famílias que acreditaram nesse sonho. Foram anos de dedicação e hoje assumimos esse compromisso, com a instituição e com a sociedade”, disse um dos empossados.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta e editada pelo site Agazeta.net



