Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Acre (UFAC) se une ao movimento nacional pelo fim da jornada de trabalho em escala 6×1, que exige uma carga horária de seis dias seguidos com apenas um de folga, nesta sexta-feira (15) feriado da Proclamação da República. A manifestação ocorrerá na Praça da Revolução, em Rio Branco, às 16h, com o objetivo de alcançar uma jornada de 30 horas semanais, com quatro dias de trabalho e três de descanso, sem redução salarial.
Apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL), a proposta, sugere o fim da escala 6×1 e a implementação de uma jornada de trabalho de quatro dias por semana, limitando a carga semanal a 36 horas, sem mudanças no limite diário de oito horas.
Em outras capitais, com mobilizações promovidas pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), os atos estão programados para horários variados, como São Paulo, onde os manifestantes se reunirão na Avenida Paulista às 9h; e Rio de Janeiro, com concentração na Cinelândia, às 10h. Outras cidades, incluindo Brasília, Fortaleza, Vitória, Salvador e Porto Alegre, também terão manifestações simultâneas.
A mobilização ganhou força nas redes sociais e na imprensa ao longo da última semana, com o movimento VAT entre os assuntos mais comentados na plataforma X. A pressão popular impulsionou o apoio político: em apenas sete dias, subiu de 60 para 134 o número de deputados que assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para estabelecer uma jornada máxima de 36 horas semanais e um modelo de quatro dias de trabalho por semana. O texto necessita de 171 assinaturas para começar a tramitar na Câmara dos Deputados, e precisará de 308 votos favoráveis, em dois turnos, para ser aprovado.
O movimento argumenta que a escala 6×1 compromete gravemente a qualidade de vida dos trabalhadores, prejudicando não só a saúde, mas também a convivência familiar e o direito ao lazer. Os organizadores do ato no Acre reforçam que uma carga de 30 horas semanais é possível sem redução salarial, sustentando que isso é fundamental para promover um equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.
