Por Aniely Cordeiro
Plataforma lançada em janeiro de 2024, a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) tem se consolidado no Brasil. No entanto, os números revelam um contraste regional nítido dos três milhões de acessos registrados na plataforma em todo o país, apenas mil são provenientes do Acre.
A Escult é uma plataforma de cursos on-line voltada para a qualificação profissional no mundo da cultura. A oferta abrange desde cursos livres e de Formação Inicial e Continuada (FIC) até Pós-Graduação, todos gratuitos e com foco nas demandas do mercado de trabalho artístico.
Camila Cabeça, coordenadora do escritório do Ministério da Cultura (MinC) no Acre, destaca que a plataforma é uma ferramenta essencial para o estado, especialmente diante dos desafios enfrentados na formação cultural fora dos grandes centros.
“A importância disso para o Acre, que precisa lidar com a formação continuada na área técnica e no pensamento da cultura, é enorme, pois a plataforma democratiza o acesso”, afirma.
Segundo a coordenadora, a distância dos grandes eixos de produção cultural contribui para a carência de especializações técnicas no estado.
“No Acre, temos a Usina de Arte, cursos de Artes Cênicas em Rio Branco e Tarauacá, além da Escola de Música. Mas ainda carecemos de áreas técnicas mais minuciosas, como as voltadas às artes visuais”, explica.
Ela acrescenta que a Escult também atende gestores culturais e tem papel estratégico no fortalecimento das políticas públicas da área.
“A plataforma também contempla os gestores, sendo fundamental para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura”, completa.
Como Participar
A Escult oferece 28 cursos gratuitos nas áreas de cultura, arte e gestão cultural, com turmas abertas ao longo do ano, conforme o calendário próprio disponivel na plataforma. Entre as formações ofertadas estão cursos Animação Digital e Mobiliza CEUs da Cultura.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, por meio da plataforma oficial da Escola Solano Trindade (Escult). Para participar, é necessário realizar o cadastro na plataforma, onde também é possível consultar a lista de cursos disponíveis no momento.
Uma vez inscrito, o participante tem um prazo de 90 dias para concluir as atividades e garantir a certificação. Em média, as inscrições para cada módulo permanecem abertas por dois a três meses.



