O Ministério da Educação divulgou que o Acre terá 1830 vagas na primeira edição do Sisu 2024 na Universidade Federal do Acre. A seleção para concorrer às vagas será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 2023, que oferece cotas para estudantes de baixa renda, alunos de escolas públicas e minorias étnicas.
O professor Emerson Silva explica como funciona para o estudante que irá utilizar as notas do Enem para ingressar em uma universidade.
“Só que essas vagas serão ofertadas de acordo com a média que o candidato tirou no Enem, ele tem que estar muito bem ambientado para saber realmente como se posicionar para pegar uma dessas vagas e pegar a que ele quer”, diz Emerson Silva.
O professor explica que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), possibilita a inscrição em dois cursos diferentes através do portal, e orienta o estudante para selecionar o curso, além de haver a lista de espera para as demais chamadas.
“Na primeira chamada automaticamente ele ainda não tem a pontuação para ingressar no curso que ele quer, ele tem que aguardar as chamadas seguintes, se ele automaticamente já entra na segunda opção de curso ele perderia a primeira, por que se aquela nota entrar para segunda opção de curso a primeira deixa de existir. Então se ele quer muito um curso e ainda não chegou lá, ao esperar as outras chamadas com certeza ele entraria”, diz Emerson Silva.
O termo de adesão ainda não foi publicado no site da Ufac, já o Ifac não aderiu ao processo seletivo, as inscrições são gratuitas e o candidato pode escolher até duas opções de vagas.
Ana Beatriz e Augusto Barreto ambos alunos do terceiro ano do ensino médio irão concorrer pelas cotas e enfatizaram a importância dessas modalidades.
“É uma oportunidade que abre muitas possibilidades, muitos jovens eu acredito que não conseguiram nos anos anteriores entrar na faculdade, e agora é uma oportunidade a mais”, diz Barreto.
“Para mim não compensa ir pela ampla, eu não tenho os três anos do ensino médio no Acre, então eu não tenho os 15% que ajudaria bastante, inclusive ajuda bastante várias pessoas que vão pela ampla concorrência”, diz Beatriz.
As inscrições para o Sisu devem acontecer de 23 a 26 de janeiro de 2024 através do portal único de acesso.
Com informações da repórter Wanessa Souza