O jovem acreano Igor Felipe Teixeira de Souza, de 24 anos, irá representar a região Norte do país na fase final de uma competição de xadrez, que vai acontecer no dia 25 de novembro, em Brasília.
É o 1º torneio de xadrez escolar realizado pela Inkluziva, uma companhia de soluções tecnológicas para educação. Essa empresa investe no xadrez nacional há alguns anos, patrocina jogadores profissionais e divulga o jogo.
O torneio foi aberto e gratuito, e puderam se inscrever estudantes de todos os níveis. O campeonato tem duas fases: as regionais, que são online, e a nacional/final, realizadas nas categorias cadete, pré-infantil, pré-mirim, juvenil e adulto, de forma presencial.
Cada região do país terá um campeão de cada categoria, e esses campeões se enfrentarão em seu respectivo torneio final, a ser disputado em Brasília. Da região norte, no nível adulto, Igor foi o selecionado, tendo o melhor desempenho.
Ele conta que joga xadrez para valer desde 2020, quando, pela febre de “O Gambito da Rainha”, da Netflix, redescobriu o encanto do jogo, que jogou vez ou outra na infância. Então, criou contas em websites de xadrez online.
“O xadrez é fascinante e saudável. Seus benefícios cognitivos, tais como desenvolvimento da concentração, tomada de decisão e pensamento crítico são ótimos para todos em qualquer contexto, especialmente crianças e jovens” disse o jogador.
Igor conheceu o torneio através da Instagram, no perfil do Raffael Chess, um dos maiores divulgadores de xadrez no Brasil. Ele afirma que o jogo transmite valores como respeito e cordialidade, que são coisas muito importantes nos dias de hoje. Por isso, ele acredita que os acreanos merecem conhecer o xadrez e suas belezas.
Segundo o regulamento do torneio, despesas com passagens aéreas, estadia e aclimatação são custeadas pela Inkluziva. Apesar disso, o jogador disse que gostaria de ter um apoio financeiro, caso alguma instituição tenha vontade de auxiliá-lo com seu desenvolvimento como enxadrista.
O jovem contou que se sente entusiasmado por representar a região Norte. “Sei da importância deste gesto e espero representar nossa região com dignidade e alegria”, finalizou Igor.