Docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac), na última quinta-feira, 16, realizaram uma Assembleia de Greve para analisar a nova proposta do Governo Federal feita à categoria e decidiram recusar, mantendo a greve por tempo indeterminado.
De acordo com o comunicado do Comando Nacional de Greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), o governo ignorou todas as demais reivindicações da categoria, se atendo apenas ao debate a respeito da carreira do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico.
Apesar disso, o governo federal insiste em não dar nenhum reajuste em 2024, e manteve os 9% para 2024 e 3,5% para 2026. Com isso, reajustes entre 12,8% e 16,11% acumulados até maio de 2026, um valor muito abaixo dos 21,22% apresentados na contraproposta do sindicato.
Após a negativa na Assembleia, a decisão foi informada ao Comando Nacional de Greve, que reúne as decisões das demais universidades federais até o fim desta semana, afim de firmar uma posição única e responder ao governo.