Estamos no mês Agosto Dourado, esse é mês escolhido para conscientizar a comunidade sobre os benefícios do leite materno, um alimento considerado ouro pela organização mundial da saúde.
Alguns benefícios da amamentação logo após o nascimento do bebê é a redução da mortalidade neonatal, que pode acontecer até o 28º dia de vida. Já para a mãe é a redução do risco de desenvolver câncer de útero e de mama.
O Ministério da Saúde recomenda manter o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais, devendo ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida. Vamos conversar sobre esse assunto com a Gilmara Farias, ela é enfermeira obstetra e doula e atua como consultora de amamentação. Trabalha na Maternidade Bárbara Heliodora em Rio Branco e tem vasta experiência na orientação e diagnóstico de problemas na amamentação. Atualmente ela mantém um instagram @partejam , onde compartilha um pouco do trabalho que realiza e dá dicas para as mamães sobre parto, cuidados com o bebê e ainda amamentação.
Já compartilha o vídeo com a gravidinha ou a mamãe de primeira viagem que precisa dessas informações para ajudar ela a ter uma maternidade prazerosa.