Mais preocupante é o interior do estado
Dados levantados pela Secretaria de Saúde do Estado apontam que os casos de AIDS voltaram a crescer, principalmente no interior do Acre. Existe uma folha especial para alguns municípios, onde a incidência da doença cresceu 50%.
Em Manoel Urbano e Senador Guiomard, foram confirmados 19 casos para cada município. Só que essa é a mesma quantidade de doentes de Cruzeiro do Sul, que tem três vezes mais o número de moradores.
Mas, é de Sena Madureira que vem o dado mais alarmante. Oficialmente são 32 pacientes. Se considerarmos a equação da Organização Mundial de Saúde, onde para cada caso existem outros 10, vamos ter no município mais de 300 pessoas com AIDS.
A técnica do programa de DST e AIDS, Marília Carvalho, disse que não existem dados científicos que apontem as causas da grande incidência da doença no município. Uma das possíveis causas é a obra da BR-364.
“Muitas empresas montaram os acampamentos próximos ao município. Foram contratados trabalhadores de várias regiões do Acre e de outros Estados. Essas pessoas poderiam ter levado o vírus para a região”, explicou Marília.
Os dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que nos últimos 20 anos morreram 233 pessoas por causa da AIDS. No total, o Estado teve nesse mesmo período 763 portadores do vírus. No entanto, esse número pode ser bem mais expressivo, e o pior, segundo o programa de DST e AIDS o número de contaminados aumentou.
O número de homens infectados é quase igual de mulheres. Existem vítimas com 15 anos de idade. Aliás, a maioria está na faixa etária de 15 a 35 anos. O DST e AIDS aponta que houve um descuido por parte das pessoas, principalmente ao fazer sexo sem camisinha.