O governador Gladson Cameli não compareceu, foi representado pelo secretário da Casa Civil, Jonata Donadoni
A Assembleia Legistativa do Estado do Acre (Aleac) retomou as atividades nesta quarta-feira (1). O primeiro ato de posse dos deputados estaduais eleitos foi fazer o juramento. Dos 24 parlamentares, 12 são novatos. O governador Gladson Cameli não compareceu, foi representado pelo secretário da Casa Civil, Jonata Donadoni.
Esse primeiro dia de posse foi mais uma apresentação dos parlamentares, a maioria deles representa o interior do estado, que precisa de voz dentro das políticas públicas. Um deles é Tadeu Hassem, do Repblicanos, ele vem de Brasileia, uma região marcada pela disputa de espaço das organizações criminosas.
No sessão solene, a certeza é de que a deputada Michelle Melo, do PDT, será a nova líder do governo. Como vereadora de Rio Branco, Michelle ficou conhecida pelo discurso duro e denúncias contra o prefeito Tião Bocalom. Agora, vai fazer a defesa do governo na Assembleia Legislativa.
Após a sessão, os deputados fizeram a escolha dos novos membros da mesa diretora. Por aclamação, pois não havia outra chapa concorrente, Nicolau Júnior que estava na presidência agora será o primeiro secretário. Luiz Gonzaga, que era o primeiro secretário passa a ser o presidente da mesa diretora, ele garante que assume com apoio de todos os deputados.
Como vice presidente foi aclamado Pedro Longo, que até cogitou brigar pela presidência. A articulação de Nicolau Júnior além de conseguir a dobradinha com Luiz Gonzaga, uniu os aliados e como primeiro secretário continua dando as cartas na casa.
Com informações de Adailson Oliveira para a Tv Gazeta