Pesquisa aponta queda no hábito da leitura no Brasil
Todos conhecem 12 de outubro como o Dia das Crianças, mas desde 2009 se comemora também o Dia Nacional da Leitura. Para muitas pessoas, os presentes para a criançada são equivalentes as duas datas: jogos educativos para incentivar a leitura dos pequeninos.
A estratégia é boa, mas para mais de 55% dos brasileiros, sejam crianças ou adultos, o hábito da leitura ainda é distante, segundo a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência.
De acordo com o levantamento nacional, o número de brasileiros considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões para 88,2 milhões em quatro anos.
A professora de ensino fundamental por dez anos, Lúcia Silva, diz sempre incentivar os alunos a lerem algum livro no prazo de dois meses. “É para eles se habituarem com a leitura. Oriento livros pequeno e de leitura bem fácil e animada para eles não tratarem como algo cansativo”, disse.
À frente dos livros a população prefere à TV, escutar música, descansar e reunir-se com amigos e famílias.
Durante toda a semana, equipes da Biblioteca Pública no Acre realizaram programações para as crianças. Na maioria, a leitura fez parte dos eventos, além das brincadeiras.
“Tentamos introduzir a leitura de uma forma diferente e aproveitamos para homenagear a escritora infantil Tatiana Belinke, que faleceu esse ano. Por isso, utilizamos suas obras em todas as atividades, como o Conto do Bolinho, que lemos para as crianças”, disse a agente de leitura, Alexandra Nere.