O vereador de Rio Branco, João Marcos Luz, Sem Partido, criou o anteprojeto de lei no qual propõe que a Prefeitura crie o programa Jovem Aprendiz nos mesmos moldes, segundo as regras de uma lei federal que determina as regras para as contratações.
Os adolescentes já tenha a oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho na iniciativa privada. E para não atrapalhar os estudos a carga horária é reduzida e eles ganham metade de um salário mínimo.
O jovem candidato precisa ter no mínimo 14 anos e no máximo 18 anos, o vereador acredita que seria uma forma de tirar os jovens do caminho violento das facções.
“Esse problema tem que ser enfrentado de uma vez por todas pelo poder público, a iniciativa privada faz sua parte, mas em momentos de crise o poder público precisa agir. Nossa juventude tem sido atraída para um caminho sem volta, que é o caminho da criminalidade” comenta o parlamentar.
O vereador garante que conversou com o prefeito Tião Bocalom (PP), e ele pode acatar a ideia. O anteprojeto é apenas uma proposta de lei, inicialmente seriam criadas com 100 vagas, podendo chegar a 500. Porém, só pode participar quem tiver renda igual ou inferior a meio salário mínimo.
A Prefeitura se obriga a oferecer formação técnica e criar oportunidade de ingresso no mercado de trabalho.
Com informações do repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta.