Pesquisa
Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um.
De fora
Ao abrir dez pontos de vantagem sobre Aécio Neves, do PSDB, Marina deixa o candidato tucano numa situação extremamente delicada, pois sinaliza que ele pode ficar fora do segundo turno.
2º turno
Já na campanha de Dilma Rousseff (PT), o temor é em relação ao segundo turno. A pesquisa confirma simulações feitas pelas campanhas: a de que Marina venceria Dilma num embate direto: 45% a 36%, de acordo com o Ibope.
Possível derrota
É a primeira pesquisa que mostra de forma explícita um cenário de derrota da petista Dilma Rousseff num eventual segundo turno.
Debate
Aconteceu na noite desta terça-feira, 26, o primeiro debate entre os candidatos ao Palácio do Planalto.
Eficientes
A presidente Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB) se apresentaram como gestores eficientes, sugerindo fragilidades de Marina Silva (PSB) nessa área.
Desconstruiu
Já a ex-ministra do Meio Ambiente recorreu às trajetórias dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso para desconstruir o argumento de inexperiência como gestora.
Marina Silva
Marina se apresentou como a candidata que não chegou para segregar, mas sim para quebrar a polarização e unir “pessoas de bem” na política, mesmo sendo elas de outros partidos, como o PT ou o PSDB.
Surra
Marina foi bem enfática ao afirmar que a petista Dilma Rousseff será a primeira presidente na história a entregar um país pior do que recebeu.
Nada de criticar
Dilma Rousseff, por sua vez, evitou criticar diretamente Marina Silva e direciona sua pergunta para Aécio Neves. Aécio, por sua vez, usou a economia para também atacar a presidente.
Considerações finais I
Em seu discurso de encerramento, Marina Silva cita a morte de Eduardo Campos pela segunda vez durante o debate.
“Temos um programa que foi debatido com a sociedade. Ele engloba todos os temas. Um plano de governo que faça com que esse país volte a crescer. Esse era meu compromisso com Eduardo Campos, de que o Brasil seja um país que unindo as pessoas, possamos governar com os melhores”, diz Marina.
Considerações finais II
O maior destaque no encerramento de Dilma Rousseff foi o investimento na Educação, caso seja reeleita.
“A educação vai ter um papel essencial no novo projeto de crescimento. Queremos fazer isso com mais segurança, mais saúde e com uma infraestrutura de transportes mais adequada. Mas, a Educação é fundamental. Vamos crescer o Pronatec, que é um grande programa dessa área”, disse Dilma.
Analista político
O debate bombou nas redes sociais. Os internautas deixaram florescer o analista político que existe dentro cada um. Claro que puxaram sardinha para seus respectivos candidatos. Lamentável apenas pelas ofensas proferidas. Isso não precisava.
Sem apoio
Ao que parece, a candidata à Câmara Federal, Jéssica Sales (PMDB), não terá uma vida fácil nesta campanha. Distante do município há muito tempo, poucos são os que aderiram sua campanha.
Candidata forte
A candidata à deputada federal Marfisa Galvão (PSD), mulher do senador Sérgio Petecão (PSD), montou bases em quase todos os municípios acrianos e é um dos nomes mais fortes da oposição.
Grande investimento
O senador Sérgio Petecão (PSD) investe pesado na eleição de sua esposa. Está certo, afinal de contas, é o seu futuro político que está em jogo.
Lamentável
O candidato ao senado Gladson Cameli (PP) tem sido o principal alvo de ironias da Frente Popular nesta eleição. Lamentável!!
Bem servidos
Não é esse tipo de programação que o eleitor deveria assistir. Ataques, ofensas, deboches, ironias… estamos bem servidos com esses políticos.