A Universidade Federal do Acre (Ufac) e anulou o edital de convocação da 1ª chamada e a lista de espera do Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação para o ano letivo de 2026. A decisão foi divulgada por meio de comunicado oficial na segunda-feira (9), pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
A medida ocorre após a constatação de inconsistências nos dados de candidatos que não tiveram as notas computadas corretamente, além do cumprimento de uma liminar judicial obtida por uma candidata que realizou a inscrição no campus incorreto.
De acordo com o comunicado, durante a conferência dos dados no sistema foi identificada a ausência de alguns candidatos na lista inicialmente divulgada, tanto na convocação quanto na lista de espera. O problema estaria relacionado ao preenchimento inadequado do ano de conclusão do ensino médio, informação considerada essencial para o correto reconhecimento dos registros e das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“A medida foi necessária em decorrência dos ajustes identificados durante a conferência dos dados do sistema, quando se constatou a ausência de alguns(as) candidatos(as) na lista inicialmente divulgada em razão de inconsistências no preenchimento do ano de conclusão do ensino médio, informação essencial para o correto reconhecimento dos registros, o que exigiu uma nova parametrização do sistema”, informou a universidade.
Segundo a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, os ajustes foram necessários para assegurar a transparência e a lisura do processo seletivo.
“Após nós publicarmos tanto o edital de convocação da primeira chamada quanto a lista de espera, a Pró-Reitoria de Graduação identificou que havia necessidade de realizar ajustes no sistema para garantir a transparência e a lisura de todo o processo seletivo. Durante a conferência de dados, foi verificado que alguns candidatos não apareciam nas listas divulgadas, nem na lista de convocação e nem na lista de espera. Isso se deu em razão da inadequação do preenchimento do ano de conclusão do ensino médio por parte de alguns candidatos e essa informação é essencial para que o sistema possa reconhecer corretamente os registros e as notas do Enem de cada candidato”, explicou.
Ela acrescentou que, além das inconsistências, a universidade precisou cumprir a decisão judicial que determinou a alteração do campo de inscrição de um curso.
“Diante dessas situações, e com o compromisso de não prejudicar nenhum candidato ou candidata, foi necessária parametrizar novamente o nosso sistema e tornar sem efeito tanto o edital de convocação quanto a lista de espera que já tinham sido divulgadas”, afirmou.
Ainda na segunda-feira (9), a Ufac publicou a lista retificada de candidatos classificados, em caráter preliminar, com prazo de 48 horas para interposição de recursos nos dias 10 e 11 de fevereiro. A lista final com a classificação definitiva e a nova convocação para matrícula da primeira chamada será divulgada na sexta-feira (13).
“Já foi publicada a lista retificada de candidatos classificados em caráter preliminar com prazo de 48 horas para a interposição de recurso. Na próxima sexta-feira, dia 13, será publicada a lista final com a classificação dos candidatos e a convocação para a matrícula desta primeira chamada. Fiquem atentos aos nossos canais oficiais de comunicação para que possam ter conhecimento dos próximos prazos e próximas datas para efetuar sua matrícula”, orientou a pró-reitora.
O vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira, também se manifestou sobre a situação e destacou o impacto da decisão para os estudantes.
“Sonhos não são editais. A anulação da 1ª chamada e da lista de espera do Bacharelado 2026 não é só burocracia: é expectativa criada e futuro adiado. A universidade pública precisa agir com responsabilidade, transparência e humanidade”, declarou.
A universidade disse que a decisão busca garantir que nenhum candidato seja prejudicado e assegurar a equidade do processo seletivo.



